Portal do SMC - Acesse aqui

Palavra do Presidente

1º de Maio é a festa da Solidariedade

Sérgio Butka - Presidente Na próxima quarta-feira comemoramos o dia do trabalhador. E nada mais justo do que celebramos essa data dando mais um exemplo de solidariedade para o país. Queremos esse ano quebrar o recorde de doações de alimentos na festa do 1º de Maio Solidário da Força Sindical. Graças a essa ajuda, as instituições que recebem as doações ganham um reforço considerável para ajudar as famílias mais carentes.

Outra marca de solidariedade do 1º de Maio esse ano se refere a comemoração dos 70 anos da CLT – a Consolidação das Leis do Trabalho – um patrimônio de todos nós, trabalhadores brasileiros. Solidário porque, graças a ela, os brasileiros progrediram, tanto a nível social, como humano. Essa é uma conquista que trouxe dignidade para todos ao estabelecer uma gama de direitos trabalhistas, base de toda a evolução e desenvolvimento de um país. Conquista marcada por muito luta, suor e sangue dos trabalhadores brasileiros, que não tremeram diante das opressões e perseguições, mas se mantiveram firmes até alcançar o estabelecimento legal da CLT.

E a exemplo desses trabalhadores do passado, também hoje nós continuamos a lutar pelo estabelecimento de outras pautas do movimento trabalhista como a redução da jornada de trabalho para 40 horas, o fim do Fator Previdenciário, a isenção definitiva do Imposto de Renda sobre as PLRs entre outros. Conquistas que fortalecerão ainda mais a democracia e os direitos humanos e sociais em nosso país.

Além disso, celebramos  também no 1º de Maio outra ferramenta de ascensão social conquistada pelos trabalhadores  e trabalhadoras do Paraná: o reajuste do Piso Mínimo Regional, que vem trazendo mais dignidade aos trabalhadores daqui. Esse reajuste já é uma tradição em nosso 1º de Maio.

Enfim, como se vê, o 1º de Maio é marcado pela solidariedade. É o momento dos trabalhadores e de suas famílias, do encontro com os amigos de diversas categorias, o momento de esquecer das pressões do trabalho para passar um dia de lazer, diversão, mas sem deixar as reivindicações de lado. No 1º de Maio, comemoramos  as conquistas e nos preparamos para as lutas do dia a dia na busca pela construção de um Brasil mais humano e solidário.

Sérgio Butka
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, da Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim) e da Força Sindical do Paraná.
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.