Portal do SMC - Acesse aqui

Palavra do Presidente

É o trabalhador quem faz a melhor empresa pra trabalhar

Sérgio Butka - Presidente
Todo ano, a “grande mídia” nacional lança um ranking sobre as melhores empresas para se trabalhar. Para fazer a lista são levadas em conta salários, benefícios, ambiente de trabalho entre outros pontos de avaliação. Feito o ranking, as empresas ganham prêmios e status, se produzem anúncios e propagandas  com a opinião de especialistas louvando as empresas pela “valorização” que dão aos seus trabalhadores.  E é aí que está o problema.  A mídia vende essas empresas como se fosse a partir da iniciativa delas que os salários são reajustados, que os benefícios são concedidos, que o ambiente de trabalho é melhorado. A mídia não divulga  que essas melhorias, que esses benefícios, só existem nas fábricas por conta da luta e mobilização do trabalhador.

Peguemos o caso da Volvo, por exemplo. A empresa sempre está no topo desses rankings como a que “concede” o melhor acordo de PLR do Brasil. A mídia não fala que foi necessário três dias de greve para que o acordo acontecesse. A notícia é produzida como se a montadora simplesmente em um belo dia, caridosamente, decidisse pagar a melhor PLR, dar aumento real e qualificação, melhorar o ambiente de trabalho, assim, de graça, como se se importasse com os trabalhadores. Os jornais e revistas que fazem esses rankings não mostram que para ter todos esses benefícios e direitos, os trabalhadores  tiveram que lutar muito. Foram anos de mobilização na porta de fábrica, enfrentando frio, chuva, pressão da chefia e da polícia,  a trairagem da pelegada e dos fura-greve, as decisões arbitrárias do judiciário e o peso do grande capital, para fazer com que, hoje,  a Volvo e todas as demais empresas metalúrgicas da Grande Curitiba tenham aumento real, PLR, vale mercado, redução de jornada, qualificação profissional e outros benefícios que fazem dessas empresas as melhores para se trabalhar. É preciso que o jovem trabalhador, metalúrgico, que hoje está entrando no mercado de trabalho saiba disso: que todos os direitos e benefícios que existem hoje nessas empresas não vieram de graça nem por bondade da empresa. Foram conquistados na base da luta e da mobilização dos trabalhadores.

Então, fica provado que é o trabalhador quem faz a melhor empresa para se trabalhar. É por isso que o Sindicato sempre está em porta de fábrica, convocando todos a se associarem ao Sindicato  para fortalecer a luta  na busca de mais direitos, pois até hoje, nada veio de graça. Foi tudo conseguido na base da luta, companheirada!

Sérgio Butka
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, da Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim) e da Força Sindical do Paraná.
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.