Portal do SMC - Acesse aqui

Palavra do Presidente

Vamos manter a mesma garra em 2014

Sérgio Butka - Presidente
2013 fica marcado na HISTÓRIA.  Foi um ano onde a luta dos trabalhadores por mais justiça social e democracia no país ganhou o reforço do restante da população que foi para a rua pedir mais transparência e menos descaso do governo em relação às demandas da sociedade brasileira. Foi o ano onde a população deixou claro quais os rumos que quer para a construção de um Brasil desenvolvido. E compreendeu que, para alguma mudança acontecer, é preciso pressionar, ir para a rua protestar e exigir, como nós trabalhadores fazemos todos os anos.

De nossa parte, além de integramos os protestos da população, indo pra rua no Dia Nacional de Lutas pela aprovação da pauta trabalhista, continuamos a intensificar a luta em porta de fábrica, denunciando as jornadas abusivas e  protestando por mais segurança para os trabalhadores. Além disso, nossa mobilização fez com que fechássemos mais de 150 acordos salariais e de PLR, alguns os maiores do Brasil. Levantamos e intensificamos o debate sobre temas importantes para os trabalhadores e o país, realizando na Assembleia Legislativa o seminário sobre  o famigerado PL 4330, tentativa dos empresários de acabar com os direitos trabalhistas; e andando por todo o estado com os seminários sobre o Eleições Limpas, projeto de reforma política do Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral, do qual fazemos parte.

Em 2014, as demandas da classe trabalhadora continuam.  Usando o exemplo do ano que está acabando, vamos seguir firmes na luta por mais justiça social e igualdade de oportunidades para todos. Continuaremos batalhando em porta de fábrica por aumentos dignos e melhores condições de trabalho para a nossa categoria. Vamos seguir também pressionando o Congresso Nacional para aprovar nossas bandeiras de luta: redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, fim do fator previdenciário, derrubada do PL 4330 que amplia as terceirizações, queda dos juros que sufocam e economia, entre outras. Devemos estar atentos também na escolha dos nossos representantes na política, já que 2014 tem eleição para presidente, governador, deputados e senadores.

Como disse o Papa Francisco em sua visita ao Brasil, não nos cansaremos de lutar por um mundo mais justo e mais solidário. Não ficaremos parados vendo a vida passar. Iremos à luta, para a linha de frente em defesa dos trabalhadores e por uma sociedade melhor para todos. Com essa mensagem, nos despedimos de 2013 e desejamos a todos um Feliz Natal e um 2014 com muita coragem para lutar e força para vencer!

Sérgio Butka
Presidente do SMC

Sérgio Butka
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, da Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim) e da Força Sindical do Paraná.
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.