Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

22 dias de greve: Metalúrgicos da Neodent entregarão carta de apelo a instituições de direitos humanos

Reunidos, em assembleia em porta de fábrica, os trabalhadores da Neodent, que completam 22 dias em greve, decidiram formar uma comissão para entregar uma carta de apelo aos deputados, vereadores e representantes de instituições que tem histórico de luta na defesa dos direitos humanos como o arcebispo de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti, da Igreja Católica e o presidente da OAB/PR, José Glomb, denunciando a situação de descaso em que se encontram e pedindo ajuda para solucionar o impasse.

A indignação dos trabalhadores se deve ao posicionamento da empresa, que se recusa a iniciar negociação sobre a data base dizendo que não tem condições financeiras, mesmo com um faturamento de R$ 230 milhões previsto para esse ano. Além do reajuste salarial, os trabalhadores querem iniciar negociação sobre abono salarial, vale-mercado, piso salarial, Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e redução de jornada de trabalho, benefícios que já são concedidos por várias empresas menores ou do mesmo porte da Neodent.

Negociações de acordos salariais e outros benefícios do SMC com as  empresas já são praxe há vários anos. Por enquanto, nas campanhas salariais de 2010, o SMC já fechou acordos com cerca de 110 empresas. O posicionamento da Neodent em nem querer iniciar negociação sobre as reivindicações dos trabalhadores está manchando essa prática. Tentando intermediar a situação, a Superintendência Regional do Trabalho propôs na última quinta (18) que a Neodent inicie negociação, porém, a empresa ainda não demonstrou interesse na proposta da SRT.

Apoio internacional
A luta dos metalúrgicos da Neodent começa a despertar a atenção das organizações internacionais de defesa do trabalhador. A Federação Internacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (Fitim) emitiu nota de solidariedade à luta dos trabalhadores e repudiou a atitude da Neodent em não se importar com as reivindicações dos metalúrgicos por melhores condições de trabalho.

A Neodent possui filiais em diversos  estados brasileiros,  exporta para vários países, entre eles: Estados Unidos, México, Portugal, Argentina, Marrocos e tem representantes espalhados nos cinco continentes. Até 2015, o objetivo da Neodent é dominar 10% do mercado mundial no setor de próteses.


Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.