Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Força Paraná orienta sindicatos a entrarem com ação judicial pela correção do IR

A não correção da tabela de Imposto de Renda corrói os aumentos salariais e os salários dos trabalhadores. Defasagem desde 1995 passa de 70%.
  
A Força Sindical do Paraná está orientando, a partir desta semana, os sindicatos filiados à entidade a entrarem com uma ação na Justiça Federal para corrigir a tabela de Imposto de Renda, cuja defasagem nos últimos anos causou grandes perdas aos trabalhadores. O que impulsionou a luta foi o fato de que a tabela do Imposto de Renda, que nos últimos quatro anos teve reajustes anuais de 4,5%, não teve correção para o ano-base 2011. Com isso, a defasagem desde 1995, que já superava 64%, deve passar de 70%, segundo cálculos do Sindifisco Nacional, entidade sindical que representa os Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil.
 
O que ocorre é que, com os reajustes salariais conquistados nos últimos anos, milhares de trabalhadores, que deveriam ser isentos se a tabela fosse reajustada corretamente, passaram a pagar o IR. "A não correção da tabela ameaça os aumentos salariais conquistados pelos trabalhadores em 2010. Se a tabela não for corrigida, os salários serão desvalorizados por causa do imposto", afirma o secretário-geral da Força Sindical do Paraná, Clementino Vieira. 
Defasagem
            Nos oito anos em que Fernando Henrique Cardoso presidiu o Brasil, apenas em 2002 a tabela de Imposto de Renda foi corrigida - nos outros sete anos, as faixas para pagamento do imposto ficaram congeladas. De 2005 para cá, todos os anos a tabela teve reajuste. Segundo dados da Receita Federal e do Sindifisco Nacional, no acumulado de 1995 a 2011 o IPCA foi de 223,26% e neste mesmo período a correção da tabela de Imposto de Renda foi de apenas 88,51%, ou seja, resultando em uma defasagem de 71,48%.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.