Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba completa 91 anos de lutas e conquistas

Nesta sexta-feira, dia 28 de janeiro, o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba completa 91 anos de lutas e conquistas ao lado dos trabalhadores. Durante as 9 décadas o objetivo do SMC sempre foi conquistar grandes avanços no presente, honrar as gerações passadas e semear um futuro melhor e mais justo para a categoria metalúrgica.

Esta cronologia vitoriosa, que teve inicio em uma reunião de fundidores da extinta Muller Irmãos em 1920 pode ser traduzida em apenas um detalhe característico dos metalúrgicos da Grande Curitiba, a mobilização. Através dela já foram conquistadas várias vitórias, entre elas: aumentos salariais históricos, Participações nos Lucros e Resultados que já são referências para todo o país e melhores condições de trabalho.

Todos os avanços conquistados anualmente pelos trabalhadores impactam também na conjuntura econômica do estado. Um bom exemplo são os acordos salariais entre Sindicato e empresas. Só em 2010, considerando aumentos salariais e PLR´s dos metalúrgicos das montadoras (Renault, Volvo e Volkswagen) serão injetados R$ 193 milhões na economia do Paraná. Isto sem considerar os setores de autopeças, máquinas e metalurgia. Em breve SMC e DIEESE (Departamento Intersindical de Estudos Sócio Econômicos) divulgarão o impacto total em estudo através de coletiva de imprensa.

Além das lutas especificas da categoria o SMC também sempre esteve junto nas lutas com o povo paranaense, entre elas a do salário mínimo regional e recentemente a campanha “O Parana que Queremos”. O Sindicato também participou das lutas do povo brasileiro ajudando a derrotar o neoliberalismo, no Fora Collor entre tantos outros embates que trouxeram vitórias significativas.

A história do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba deve ser lembrada e contada. Muitos foram os que fizeram parte dessa história. Todos os metalúrgicos têm uma dignidade maior, direitos, benefícios que foram conquistados por trabalhadores que no passado cruzaram os braços por vezes, em outras reivindicaram, sonharam, choraram e conquistaram.

História

A história do SMC começa a ser escrita em janeiro de 1920. Nessa época, ocorre a primeira reunião que daria início à nova entidade. Um grupo de fundidores que trabalhava na Indústria Muller Irmãos se encontra pela primeira vez para organizar a categoria. Em assembléia no dia 28 daquele mês, foi criada a Liga Internacional dos Fundidores do Paraná, filiada à Liga de Trabalhadores Europeus da época. Esta é uma data histórica para todos os trabalhadores Metalúrgicos paranaenses. Essa instituição passou por diversas mudanças de nome, categorias abrangidas e de base territorial, até chegar ao atual Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba.

Dessa época 91 anos após o sindicato passou por profundas transformações, com uma estrutura invejável para atender da melhor maneira possível à categoria. Participou também dos momentos históricos do país. E é uma referência de lutas e conquistas no Brasil e conhecido internacionalmente.

Saiba mais detalhes sobre a história do SMC no link: http://www.simec.com.br/index.php?area=historico.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.