Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Especial 40 horas: Advogada defende em tese de mestrado a redução da jornada de trabalho

Uma das lutas prioritárias da classe trabalhista nesse ano é a da Redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais. Essa é uma bandeira importante dos trabalhadores. A expectativa é que esse projeto seja aprovado ainda esse ano. A PEC está tramitando no congresso há 14 anos. 

Como é isso?

Quando essa lei for aprovada a carga horária de trabalho diminuíra de 44 para 40 horas semanais. Porém sem redução nos salários. O objetivo é que novos empregos sejam gerados, melhore a distribuição de renda no país, e aumente o tempo do trabalhador que tem sido sufocado com uma rotina de trabalho e deslocamento. Assim ele terá mais tempo para família, lazer, atividades, cursos ou o que mais ele queira fazer.

Tese de mestrado.

Maíra Silva Marques da Fonseca defendeu em sua tese de mestrado essa causa. Depois de um estudo intenso de quatro anos, ela mostrou que essa bandeira, além de possível é necessária. E que apenas a mobilização dos trabalhadores pode fazer essa idéia se tornar uma realidade. Confira alguns destaques da tese defendida pela advogada.

Luta Política.

Segundo Maíra, a redução é uma questão política e não econômica. Nunca vai haver um consenso entre trabalhador e patrão. Isso porque os patrões querem mais horas trabalhadas pelo menor preço possível. Essa é a exploração. Seu único objetivo é aumentar o lucro da maneira mais barata possível. Já o trabalhador quer uma melhor remuneração pelo trabalho desempenhado, já que muito pouco do dinheiro arrecadado pela empresa volta para o trabalhador.

História.

A argumentação dos patrões de que o país vai quebrar segundo Maíra também é infundada. Eles alegam isso em todas a história, e isso sempre se mostrou falso. Ela citou como exemplo o trabalho de crianças. Quando os trabalhadores foram a luta para anular essa prática absurda foi falado a mesma coisa. Mas ao trabalhadores venceram e o país não quebrou. E em todas as lutas isso é dito. Mas os trabalhadores tem avançado dia-a-dia através de sua ação política e o que temos visto é que o país está crescendo. Isso prova a falácia dos patrões.

Benefícios

O impacto será ótimo para a economia. Ela cita o que o Dieese chama de círculo virtuoso. Quando aprovarem esse projeto, novos empregos serão criados, distribuirá melhor a renda do país, aumenta o consumo já que novas pessoas estarão empregadas, e isso fortalece o comércio e o impacto social é que o trabalhador terá mais tempo para família, lazer ou estudar algo.

É necessária porém estarmos atentos. Não se pode ceder em relação aos salários. Essa diminuição tem que ser aprovada, mas sem a redução dos salários. Segundo ela no início do capitalismo o povo trabalhava uma média de 80 horas semanais. O povo nas ruas conquistou diversas vitórias e está mais do que na hora de avançarmos mais. E a hora da Redução da jornada é essa. Nossa geração não é a que vai retroceder na luta, mas pelo contrário a que avança a passos largos. E essa é uma das bandeiras cruciais que melhorará a vida do trabalhador no presente e será deixado de herança as futuras geração.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.