Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Diretoria plena do SMC começa a intensificar a luta pela PLR 2011

A diretoria plena do SMC se reuniu hoje pela manhã, no Metal Clube de Campo, para discutir a estratégia para as lutas de Participação nos Lucros e Resultados. A partir de agora o objetivo dos diretores é intensificar a mobilização dos trabalhadores na maioria das empresas. Várias assembléias já estão confirmadas para acontecer na semana que vem. Além da PLR, também será aumentada a pressão por outrasreivindicações como as definidas no Planejamento Estratégico do SMC 2011. O presidente do SMC, Sérgio Butka,  lembrou que  os acordos de PLR só serão bem sucedidos se contarem com o apoio maciço dos trabalhadores: “Só conseguiremos avançar se o trabalhador estiver mobilizado. Temos que aproveitar o bom momento pelo qual passa a economia e a produção brasileira.”, disse Sérgio.

Outro tema que dominou a reunião foi se a tragédia no Japão irá afetar de algum modo os metalúrgicos brasileiros já que algumas empresas do setor no Brasil já estão começando a ficar sem peças, que só são produzidas naqueles país. Foi lançada a idéia de que é hora de reivindicar a nacionalização da produção dessas peças.

Os diretores também repercutiram o discurso que o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia , deu semana passado durante o evento de comemoração pelos vinte anos da Força Sindical, em São Paulo. Maia disse que pretende colocar, até o fim do seu mandato como presidente da Câmara,  as propostas da redução da jornada de trabalho  e  do fim do fator previdenciário, bandeiras pelo qual o movimento sindical já luta a alguns anos, em votação no plenário. Assim, os diretores definiram que é hora de intensificar ainda mais a pressão em cima dos deputados, para que o quanto antes essas propostas sejam aprovadas.

Sociólogo destaca os avanços salariais dos metalúrgicos

95% das negociações dos metalúrgicos em 2010 tiveram aumentos reais, superando a inflação.  A boa noticia foi dada pelo sociólogo João Guilherme Vargas Neto, que participou da reunião da diretoria plena. O sociólogo também apontou que 8,5% das 71 negociações do ramo tiveram aumento real entre 4,01% e 5%; e 21,1% da categoria obtiveram entre 3,01% e 4% de aumento real em suas negociações. “um dado impressionante não somente a nivel de Brasil, mas a nível mundial”, apontou João.

Confira galeria de fotos aqui.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.