Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Mínimo regional é sancionado no 1º de Maio da Força Sindical do Paraná

A Força Sindical do Paraná realizou neste domingo (01/05) a 10ª edição do 1º de Maio Solidário. Cerca de 110 mil pessoas passaram pelo evento ao longo do dia até às 17 horas.O 1º de Maio Solidário contou com a presença de lideranças sindicais e autoridades políticas de todo Estado. Entre eles, o presidente licenciado da Força Sindical do Paraná, Sérgio Butka, representantes de sindicatos paranaenses, o governador do Estado, Beto Richa, secretários do governo, deputados estaduais e o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci. Beto Richa aproveitou a ocasião e homenageou o trabalhador paranaense sancionando a lei do novo mínimo regional do Paraná, que prevê um aumento de 6,9%, variando em quatro faixas salariais, que vão de R$ 708,14 a R$ 817,78.

Os valores do novo piso estadual foram negociados em reuniões entre a Força e outras centrais, governo estadual e empresariado. Richa agradeceu a atuação dos dirigentes da Força nas negociações do piso e declarou que o governo é sensível às reivindicações da classe trabalhista. De acordo com o presidente licenciado da Força Sindical do Paraná, Sérgio Butka, a assinatura do documento que eleva o salário mínimo do Estado é uma vitória dos trabalhadores. “Neste dia temos muito o que comemorar o nosso piso é o maior do Brasil e este aumento garante que continue sendo”, afirmou. O presidente em exercício da Força Sindical do Paraná, Clementino Vieira destacou a importância das bandeiras de luta da classe trabalhista. “Temos que continuar lutando pela redução da jornada, regulamentação da terceirização e o fim do emprego informal”.

O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci parabenizou a iniciativa da Força Sindical do Paraná e declarou apoio às lutas dos trabalhadores paranaenses. “O governo tem que estar atento às reivindicações da classe trabalhadora”. O secretário estadual do Trabalho, Luiz Claudio Romanelli afirmou que o Paraná só é um estado desenvolvido e em constante crescimento graças aos trabalhadores do Estado e que o aumento do piso regional é consequencia disso. “É uma honra estarmos celebrando juntos hoje, governo, centrais e trabalhadores o dia internacional do trabalhador”, disse.

Solidariedade
Além de servir como um porta-voz das bandeiras de luta do movimento trabalhista, o 1º de Maio também tem como principal objetivo a solidariedade. Para arrecadar alimentos, a Força Sindical realiza o sorteio de 50 prêmios e cada cupom participante equivale a 1 kg de alimento. Nesta edição foram arrecadados 41 toneladas de alimentos não perecíveis. Pelo menos metade do que foi arrecadado será destinado às vítimas das enchentes no litoral do Paraná.

Programação Variada

Este ano, o 1º de Maio Solidário da Força Sindical do Paraná contou com uma programação variada. O dia do trabalhador começou com uma missa celebrada pelo Bispo Dom Moacir Vitti e pelo Padre Reginaldo Manzotti. Dom Moacir se posicionou a favor da luta dos trabalhadores. “Não há dúvida que nós precisamos da força dos trabalhadores para que a sociedade avance”.
Na parte da tarde quem participou do evento pode assistir o show de várias duplas sertanejas e, no final do dia, as duas grandes apresentações ficaram por conta das duplas Álvaro e Daniel e Bruno e Marrone.

Histórico
Em 2006, a Força Sindical foi uma das entidades que apoiou mais intensamente a criação do piso. Na ocasião, foram realizadas diversas manifestações nas fábricas e nas ruas. No dia da aprovação da Lei do mínimo, dirigentes e militantes da central lotaram as galerias da Assembléia Legislativa pressionando deputados para que votassem a favor do piso estadual. A pressão deu resultado e hoje o mínimo paranaense serve como referência de negociação para outros estados.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.