Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

90% dos juízes do Trabalho devem cruzar os braços no Paraná nesta quarta

As audiências previstas para esta quarta-feira serão remarcadas e o plantão para atendimento em casos de urgência será mantido

Cerca de 90% dos 197 juízes da Justiça do Trabalho do Paraná vão paralisar as atividades nesta quarta-feira (30) como parte de uma mobilização nacional prevista em várias cidades do Brasil. Entre as reivindicações estão questões relacionadas à segurança e saúde, além de reajuste salarial.

No país cerca de três mil juízes trabalhistas devem cruzar os braços fazendo com que 20 mil audiências sejam suspensas. No Paraná, a Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região (Amatra9) informou que as audiências previstas para esta quarta-feira no estado serão remarcadas e o plantão para atendimento em casos de urgência será mantido. Dos 197 juízes trabalhistas do estado, 177 (90%) devem aderir ao movimento, segundo a Amatra.

Os magistrados cobram uma política institucional que garanta a segurança para o exercício de suas funções. Eles reclamam que muitas vezes recebem ameaças, são submetidos ao estresse de cumprir o dever constitucional mesmo colocando em risco a segurança própria e da sua família.

Outra reivindicação está relacionada ao sistema de saúde da classe, que, segundo eles, não previne os agravos à saúde física e mental nem prevê proteção previdenciária adequada. Os juízes reclamam ainda de perdas inflacionárias de 22% entre janeiro de 2006, quando foi definido o teto remuneratório máximo do serviço público, e agosto de 2011.

Essa alteração reduz o poder de compra dos membros do Judiciário e estaria em desacordo com a Constituição Federal que garante revisão anual dos vencimentos e a irredutibilidade salarial aos juízes.

Fonte: Gazeta do Povo - 30/11/2011

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.