Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

A CUT sem rumo - Nota sobre as eleições no Sind. Trabs. Inds. de Alimentação de Castro e Carambeí

A que situação chegou a CUT Paraná. Para aumentar a representação, aceitou em seus quadros a inclusão de sindicatos que não expressam a representação da nova realidade no Paraná, onde temos sindicatos com altos índices de sindicalização, representação e aceitação na base, como é o caso, por exemplo, dos metalúrgicos da Grande Curitiba, que tem sido exemplo em suas negociações de PLR e data-base.

Enquanto isso, vemos centrais que já foram referência aceitando em seus quadros sindicatos sem representação que não aceitam serem contestados pelos trabalhadores. Em algumas regiões, como a dos campos gerais, são os piores exemplos dessa situação no Paraná. Nesta região, conforme o Dieese, temos os piores pisos salariais, a pior média salarial e os piores acordos salariais do estado.

Isso, sem dúvida, demonstra a baixa representação dos sindicatos juntos aos trabalhadores, mostrando claramente que temos uma representação sindical carente de novos rumos, que tenha mais representação e organização junto aos trabalhadores. Para revertermos esse quadro, é preciso mudança urgente das representações sindicais, pois estas que estão aí não levarão os trabalhadores a dias melhores, pois o que vemos em Carambeí, Ponta Grossa e na região dos campos gerais, são lideranças preocupadas em manter o seu lado de estabilidade empregatícia e financeira. Enquanto isso, os trabalhadores amargam as piores condições de trabalho e salário do Paraná.

O resultado desta situação não poderia ser diferente: preocupados em não perder a representação da categoria, os sindicatos do setor da alimentação ligados à CUT dificultam a participação de trabalhadores nas eleições de seus sindicatos, criando comissões eleitorais que impõem dificuldades aos trabalhadores disputarem as eleições e se organizarem na base.

A Força Sindical do Paraná reafirma seu compromisso junto aos trabalhadores dos campos gerais e do Paraná que irá combater esse tipo de sindicalismo retrógrado de representação a qualquer custo. Vamos defender com os trabalhadores mais representação e menos repressão. Vamos criar ainda esse ano um centro de defesa ao trabalhador dos campos gerais para combater a politicagem e a falta da representação junto aos trabalhadores.

Venha você também para a luta! Está na hora da mudança!

Chapa 2  – “Luta de Verdade – Independente e de Oposição”, com o apoio da Força Sindical do Paraná

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.