Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Diretoria do SMC traça estratégias para 2012

A nova Diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba se reuniu hoje pela manhã para começar a traçar as estratégias de luta para 2012. Reunidos no MetlaClube de Campo do SMC, os 150 diretores foram convocados pelo  presidente Sérgio Butka a fortalecer o grupo através da militância e de ideias que ajudem na melhoria de vida dos trabalhadores.

Para garantir essa melhoria, o SMC vai lutar nesse ano de 2012 não apenas  para manter, mas para intensificar e estender para mais empresas o mesmo nível dos acordos fechados no ano passado.

“Não devemos nos contentar com os bons números do ano passado, mas devemos lutar para melhorar esses números. Esse é o objetivo da nova diretoria: lutar pela melhoria de vida dos trabalhadores”, ressaltou Sérgio.

Brasil deve crescer 5,5% esse ano

Presente ao evento, o economista Cid Cordeiro, do Dieese, apresentou a diretoria as projeções econômicas do Brasil para 2012. Segundo Cid, mesmo com a crise mundial, os chamados países dos Bric’s (Brasil, Rússia, India e China) devem continuar o mesmo ritmo de crescimento industrial dos últimos anos, dominando a economia mundial: dos 3,7% de crescimento mundial previstos para o ano, 3,1% serão somente dos Bric’s.  Os outros 0,6% serão dos países desenvolvidos como Estados Unidos e os da Europa, países diretamente atingidos pela crise mundial.

Ainda segundo o Dieese, o PIB (Produto Interno Bruto) Brasileiro deve ser maior que 2011 chegando entre 3% e 3,5% no primeiro semestre e 4% no segundo. A inflação vai cair também no segundo semestre  ficando em 5,5% bem menor que a de 2011, que ficou em 7,5%.

Conquistas salariais estão diminuindo a pobreza no país

Para Cid, é esse crescimento mais as conquistas salariais dos trabalhadores  que estão diminuindo a pobreza e as desigualdades sociais no Brasil nos últimos anos. 

Em 2000, a riqueza do país se concentrava nas mãos de apenas 20% da população. Hoje,  essa concentração se dá para 39% da população.

“ Vamos continuar firmes na luta pelos melhores acordos salariais e de Participação nos Lucros esse ano. Quanto mais dinheiro no bolso do trabalhador, mais aquecida fica a nossa economia, o que gera emprego, renda e qualidade de vida aos brasileiros” destacou o presidente Sérgio Butka.

Clique aqui e veja a galeria de fotos. Em breve, reportagem da MetalTV.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.