Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Renault tem resultado acima do esperado em 2011

A fabricante teve um fluxo de caixa livre de 1,08 bilhão de euros no segmento automotivo, superando a meta de 500 milhões de euros

A montadora francesa Renault conservou fluxo de caixa em 2011, batendo a previsão de lucro de analistas mesmo depois que o tsunami no Japão e a queda do mercado europeu atingiram os resultados do grupo.

A fabricante teve um fluxo de caixa livre de 1,08 bilhão de euros (1,41 bilhão de dólares) no segmento automotivo, superando a meta de 500 milhões de euros.

"A Renault lidou com diferentes crises ao longo do ano", afirmou o presidente-executivo, Carlos Ghosn, em comunicado.

A montadora manteve o objetivo de atingir fluxo de caixa positivo em 2012, apesar do declínio do mercado europeu que estima em 3 a 4% para o fechado do ano. As vendas do grupo cresceram 9,4%, para 42,63 bilhões de euros no fechado do ano.

Os resultados superaram previsões de analistas de 41,4 bilhões de euros de receita e 2,01 bilhões de euros de lucro líquido, com base na média de estimativas recolhidas pela Thomson Reuters.

Na quarta-feira, a PSA Peugeot Citroën, maior concorrente francesa da Renault, colocou à venda o rentável negócio de logística Gefco após a dívida líquida ter saltado 170%, para 3,36 bilhões de euros.

A PSA consumiu 1,6 bilhão de euros em fluxo de caixa em 2011, conforme a divisão passou para um prejuízo líquido de 92 milhões de euros no fechado do ano.

A divisão principal de manufatura da Renault se saiu melhor, com lucro operacional caindo 17%, para 330 milhões de euros, ou 0,8% das vendas, contra uma margem operacional no segmento de 1,1% em 2010.

A montadora francesa também se beneficiou de uma alta de 23% na contribuição no lucro, para 1,33 bilhão de euros, por parte da afiliada japonesa Nissan, em que tem uma participação de 43,4%.



 

Fonte: Gazeta do Povo - 16/02/2012

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.