Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Metalúrgicos do Sindimaq entram em greve por Acordo Coletivo

Trabalhadores da Blount, Maclinea e Trutzschler iniciaram paralisação hoje pela manhã. Outras empresas também podem aderir ao movimento

Cerca de 630 metalúrgicos da Blount, Trutzschler e Maclinea iniciaram hoje (06) pela manhã, greve para exigir que as empresas abram negociação direta com o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba para o fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho 2011. Durante a semana, trabalhadores de outras empresas do setor poderão também paralisar as atividades para exigir mais responsabilidade das empresas.

Em audiência, patronal não quis mais negociar

A decisão pela greve foi definida depois que o sindicato patronal do Sindimaq não aceitou a proposta feita pela Justiça do Trabalho em audiência no Tribunal Regional do Trabalho, no último dia 29 de fevereiro. O patronal também deixou claro que não aceita mais negociar. Dessa forma, o caso ainda corre na Justiça. 

Reivindicação dos trabalhadores

Como o sindicato patronal deixou claro que não vai mais negociar, os trabalhadores agora querem negociar diretamente com as empresas. Entre as reivindicações, os metalúrgicos do Sindimaq exigem que o reajuste salarial tenha o mesmo índice conquistado por outros setores da categoria na Grande Curitiba: 10,3%. Além disso, querem renovar e garantir outros direitos da Convenção Coletiva de Trabalho como estabilidade nas férias e adicionais de hora extra.

O Sindimaq conta com cerca de 8 mil trabalhadores nas empresas da Grande Curitiba. Desses, cerca de 3 mil dependem da Convenção Coletiva de Trabalho para poder ter reajuste salarial, abono e ouros beneficios.

Veja logo mais matéria com  entrevista do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, Sérgio Butka, sobre a greve dos trabalhadores.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.