Pacote de benefícios não avança e metalúrgicos da Volvo entram em greve por tempo indeterminado
Montadora apresentou mesmos valores da semana passada. Reivindicação dos trabalhadores é fechar uma PLR de no mínimo R$ 18 mil e negociar a data-base em setembro
Clique aqui para ver mais imagens da assembleia desta manhã.
Sem avanço nas negociações salariais os cerca de 4100 mil metalúrgicos da Volvo entraram em greve por tempo indeterminado na manhã desta terça-feira (15). A decisão dos trabalhadores foi tomada em assembleia liderada pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba na porta de fábrica após reprovação do pacote de benefícios apresentado pela direção da empresa.
A montadora manteve os mesmos valores apresentados na semana passada: Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de R$ 15 mil, abono de R$ 6 mil e aumento salarial que consiste em 2,51% de aumento real + INPC. A PLR e o abono possuem os mesmos valores de 2011. Fato que causou indignação nos metalúrgicos.
Em contrapartida os trabalhadores reivindicam que seja feita primeiramente a negociação de uma PLR de no mínimo R$ 18mil. Já a data-base que contempla aumento salarial, abono e vale-mercado é reivindicada para ser colocada em negociação somente em setembro.
Logo após a assembleia, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, Sérgio Butka, criticou a postura da empresa. “Lamentamos a atitude da Volvo em manter a mesma proposta do ano passado. Nós queremos o caminho do dialogo, mas a Volvo continua irredutível e opta pela direção contraria”, analisou Sérgio.
Uma nova assembleia será realizada nesta quarta-feira (16), às 7h30. Caso as negociações não avancem a greve continua por tempo indeterminado.
A Volvo está situada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e fábrica ônibus e caminhões. Além do mercado interno a empresa atende também Chile e México.
Reflexo da greve na linha de produção
Com os trabalhadores de braços cruzados a linha de produção da Volvo deixará de produzir cerca de 8 ônibus, 40 caminhões leves e 68 caminhões pesados diariamente.
Volvo em números
Segundo a própria revista da montadora chamada Volvo Trucks Globetrotter, o fornecimento de caminhões alcançou 115.345 unidades no mundo inteiro em 2011. Em comparação a ano anterior o aumento foi de 53%. Só no Brasil a planilha da empresa registrou um fornecimento de 20.806 caminhões, representado uma evolução de 29% comparado a 2010.
A montadora manteve os mesmos valores apresentados na semana passada: Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de R$ 15 mil, abono de R$ 6 mil e aumento salarial que consiste em 2,51% de aumento real + INPC. A PLR e o abono possuem os mesmos valores de 2011. Fato que causou indignação nos metalúrgicos.
Em contrapartida os trabalhadores reivindicam que seja feita primeiramente a negociação de uma PLR de no mínimo R$ 18mil. Já a data-base que contempla aumento salarial, abono e vale-mercado é reivindicada para ser colocada em negociação somente em setembro.
Logo após a assembleia, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, Sérgio Butka, criticou a postura da empresa. “Lamentamos a atitude da Volvo em manter a mesma proposta do ano passado. Nós queremos o caminho do dialogo, mas a Volvo continua irredutível e opta pela direção contraria”, analisou Sérgio.
Uma nova assembleia será realizada nesta quarta-feira (16), às 7h30. Caso as negociações não avancem a greve continua por tempo indeterminado.
A Volvo está situada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e fábrica ônibus e caminhões. Além do mercado interno a empresa atende também Chile e México.
Reflexo da greve na linha de produção
Com os trabalhadores de braços cruzados a linha de produção da Volvo deixará de produzir cerca de 8 ônibus, 40 caminhões leves e 68 caminhões pesados diariamente.
Volvo em números
Segundo a própria revista da montadora chamada Volvo Trucks Globetrotter, o fornecimento de caminhões alcançou 115.345 unidades no mundo inteiro em 2011. Em comparação a ano anterior o aumento foi de 53%. Só no Brasil a planilha da empresa registrou um fornecimento de 20.806 caminhões, representado uma evolução de 29% comparado a 2010.
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