Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Sérgio Butka é reconhecido como um dos metalúrgicos mais influentes do Brasil

Ao lado de Lula, o presidente do SMC foi escolhido pela Câmara dos Deputados como umas das lideranças metalúrgicas que mais contribuem com a conquista e a preservação dos direitos dos trabalhadores brasileiros

O presidente do SMC, Sérgio Butka, foi uma das lideranças metalúrgicas escolhidas pela Câmara dos Deputados para receber o prêmio “Dignidade no Trabalho”, que homenageia as pessoas que mais contribuem com a conquista e a preservação dos direitos dos trabalhadores brasileiros. Também foram homenageados com o prêmio o ex-presidente Lula e o presidente da Câmara Federal, o metalúrgico Marco Maia. Na sessão solene, realizada na Câmara, no final de abril, Maia ressaltou  que os metalúrgicos  do Brasil estão entre os trabalhadores mais organizados do mundo e são uma “das categorias que mais tem importância nos avanços sociais do país nas últimas décadas”

O prêmio de reconhecimento foi entregue ao presidente do SMC pelo governador Beto Richa no 1º de Maio Solidário da Força Sindical. Na ocasião, o governador fez questão de ressaltar as conquistas que os metalúrgicos da Grande Curitiba tem alcançado graças a liderança da diretoria do SMC: “Hoje, o Brasil se volta para o Paraná quando se fala em negociação salarial. Isto graças aos acordos fechados pelos metalúrgicos de Curitiba e Região Metropolitana. Isso só é possível quando há uma representação forte dos trabalhadores liderando as negociações”, destacou Richa.

Biografia

Gaúcho, de Marcelino Ramos, Sérgio Butka veio para Curitiba aos 17 anos, onde começou sua vida profissional como cobrador de ônibus. Depois disso foi vidraceiro de automóveis e almoxarife até se tornar metalúrgico. Está no movimento sindical desde 1977, onde foi militante, delegado de base e secretário-geral até chegar a presidência do SMC.

Ao lado da diretoria, Butka liderou os metalúrgicos na luta por mais direitos e melhores salários, fortaleceu as mobilizações de base por direitos como a PLR no Estado e pelas negociações por empresa. Centrado no ideal de que a mobilização é o princípio motor de toda conquista, tem garantido aos metalúrgicos da Grande Curitiba acordos salariais e de PLR que são referência em todo o movimento sindical brasileiro. Alguns destaques são o pacotão salarial negociado com a Renault no ano passado, que garante, de 2011 a 2013, mais de R$ 60 mil (PLR e abono) e mais de 20% de aumento real. Outro acordo de referência é a PLR 2012 na Volvo, da Cidade Industrial de Curitiba, de R$ 25 mil, a maior do setor privado no Brasil, segundo o Dieese.

Desde 1997 à frente da Força Sindical do Paraná, Sérgio Butka também tem liderado mobilizações importantes no Estado, como a que garantiu, em 2006, a implantação do salário mínimo regional do PR, hoje o maior do País; e o Movimento O Paraná que Queremos, em 2010, contra corrupção na Assembleia Legislativa do Paraná, além de inúmeras mobilizações por bandeiras como jornada de 40 horas e outros temas de interesse da classe trabalhadora.

Como presidente da Federação dos Metalúrgicos do Paraná, Butka tem trabalhado no sentido de unificar as datas-bases e as campanhas salariais no Estado, de modo a estender aos trabalhadores do interior o mesmo nível de avanços conquistados na capital.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.