Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Depois de conquistar, também é preciso saber administrar!

Com o “pagode” das conquistas no bolso, trabalhador precisa ter consciência para saber como investir ou gastar bem para evitar dividas

Os bons acordos salariais e de benefícios conquistados pelos metalúrgicos da Grande Curitiba são motivo de comemoração e orgulho para os trabalhadores. Porém, apesar de não deixar de comemorar, é preciso que o trabalhador (a) não se deixe levar pela empolgação e tenha consciência para saber investir bem o dinheiro conquistado com tanto suor, evitando assim endividamentos desnecessários. Hoje, apesar da renda do brasileiro ter aumentando, muitos trabalhadores estão tendo que amargar dividas e cobradores na porta de casa.

É o que diz a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, segundo a qual 62,5% das famílias brasileiras estão endividadas. Em muitos casos o vilão tem nome: cartão de crédito. A Inadimplência, que mede pagamentos com atrasos superiores a 90 dias, é maior para a operações de compra de carros, o que tem feito com que as montadoras restrinjam o crédito.

Para evitar situações como essa é preciso alguns cuidados para aproveitar bem o dinheiro das conquistas.  O economista do DIEESE, Cid Cordeiro , dá algumas dicas de como se educar financeiramente:    

1ª- Planejamento
Criar o hábito de planejar. Usar uma planilha de gastos mensais para saber quanto esta recebendo e quanto esta gastando.

2ª – Análise
Depois de analisar as contas trabalhar com orçamento que seja do tamanho da remuneração mensal.

3ª - PLR e abono
- Separar das finanças mensais
- De preferência usar para: poupança, investimentos e quitar dívidas

4ª - Carro e imóveis
- Ao comprar um carro ou casa, não se preocupar apenas com o custo da aquisição, mas também com manutenção. Exemplos: IPTU, IPVA, seguro, gasolina, reformas, etc
          
5ª – Reserva
- Criar uma poupança com parte desta renda extra para usar em despesas emergenciais: doença, conserto do carro e etc.
 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.