Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Reflexo: Com IPI menor, vendas de veículos sobem mais de 18% no início do mês

Veja matéria da Folha Online sobre impacto da redução do IPI

No primeiro resultado de um período completo sob os efeitos do IPI menor, os negócios do setor automotivo mostram um forte impacto do estímulo.
As vendas cresceram 20,72% na primeira quinzena de junho na comparação com o mesmo período do ano passado, para 182.392 veículos. Em relação à primeira metade de maio, a alta foi de 18,54%.

O número, divulgado pela Fenabrave (federação das concessionárias) nesta terça-feira, refere-se a 11 dias úteis de vendas e inclui o desempenho do segmento de caminhões e ônibus.
Devido a um descasamento de cerca de 10 dias entre venda e emplacamento, os dados do início deste mês refletem negócios fechados na última semana de maio, quando as concessionárias começaram a oferecer os veículos sob as novas condições.

As mudanças no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e no IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) foram anunciadas em 21 de maio e valem até o fim de agosto. Os preços dos carros caíram em média 10%.
A ação do governo seguiu a forte queda das vendas em abril, quando o volume foi o menor para o mês desde 2009, e representou uma tentativa de reduzir estoques.

LÍDERES

Quando considerados apenas os dados de carros e comerciais leves, a alta é ainda mais robusta. A variação é de 19,54% em relação a maio e de 23,91% na comparação com a primeira quinzena de junho de 2011.

A Fiat manteve a liderança do setor, com 21,66% do mercado. Em seguida vieram Volkswagen (21,03%) e GM (16,58%).

Entre as quatro maiores, a GM foi a que mais perdeu mercado em junho. Como reflexo da competição maior, a montadora anunciou nos últimos dias reestruturação na fábrica de São José dos Campos.

A unidade abriu um plano de demissão voluntária e fechou um turno de produção. Um novo horário para a produção da S10 abrigou parte dos funcionários do turno fechado.

Fonte: Folha Online

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.