Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Brasil tem maior taxa de cartão entre 7 países latinos

Juros no Brasil chegam a 323,14% ao ano, no Peru, o segundo colocado, as taxas mais altas atingem 55% anuais

A taxa de juros do financiamento por meio de cartão de crédito paga pelo brasileiro é disparada a mais alta na comparação com outros seis países da América Latina (Argentina, Chile, Colômbia Peru, Venezuela e México) analisados pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste). Enquanto no Brasil os juros chegam a 323,14% ao ano, no Peru, o segundo colocado entre as taxas mais altas, eles atingem 55% anuais. Os juros médios do cartão de crédito foram obtidos com base na cobrança de 13 bancos e financeiras presentes em território nacional no mês de junho.

De acordo com a Proteste, os juros cobrados no crédito rotativo são uma das causas do crescente endividamento dos brasileiros. A taxa média atual está em 12,77% ao mês, o que leva aos juros de 323,14% ao ano. No Chile, o terceiro país do grupo com maior taxa média, a cobrança chega a 54,24% ao ano. Na Argentina, a 50% anuais; no México, a 33,8%; na Venezuela, a 33%; e na Colômbia, a 29,23% ao ano.

De acordo com a entidade, a Venezuela, por exemplo, possui uma taxa básica de juros da economia em 15,65% ao ano e inflação de 21,3%. Mesmo assim a taxa média do cartão de crédito é bem inferior à do Brasil, que atualmente está com a Selic em 8% ao ano e inflação acumulada em 12 meses de 4,9%. "Isso só reforça o exagero das taxas de juros praticadas com cartões de crédito no Brasil", afirmou a Proteste, em nota.

Fonte: Gazeta do Povo - 17/07/2012

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.