Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Indústria automotiva projeta produção e vendas recordes para agosto

O mês, que costuma ser forte para o setor, tem neste ano dois fatores positivos a mais: o número maior de dias úteis (23) e o fim da redução do IPI no dia 31

As montadoras esperam alcançar em agosto novos recordes nos números do setor. A expectativa é que em agosto as vendas e a produção alcancem a melhor marca da história. 

O mês de agosto, que costuma ser forte para o setor, tem neste ano dois fatores positivos a mais: o número maior de dias úteis (23) e o fim da redução do IPI (termina no dia 31). A aproximação do encerramento dos benefícios costuma elevar as vendas.

O aumento da produção virá também como reflexo da redução nos estoques. Em julho, as unidades acumuladas nos pátios de concessionárias e montadoras era suficiente para 27 dias de vendas, inferior aos 29 dias em junho e mais distante do nível que levou à adoção dos estímulos, de 43 dias.
Com a expectativa de um agosto forte, a Anfavea (associação das montadoras) manteve as previsões para o ano. O setor espera crescimento de até 5% nas vendas e 2% na produção. Segundo o presidente da associação, Cledorvino Belini, o cálculo não considera uma possível prorrogação do incentivo.

"Seria muito importante a renovação do IPI [reduzido], mas as informações oficiais são [de] que se encerra no final de agosto", diz. Ele rebateu a hipótese de que as negociações com o governo tenham sido prejudicados pela ameaça de demissões na General Motors.

O setor precisará apresentar um forte ritmo forte de produção durante os próximos meses para chegar à meta. De janeiro a julho, a atividade nas fábricas foi 8,5% inferior ao nível registrado no ano passado. Houve reação em julho, com alta de 8,8% na comparação com junho, mas o ritmo ainda foi 3,6% menor do que o registrado no mesmo mês de 2011.

A aposta é que uma melhora economia, aliada à redução nos juros, possa puxar uma retomada mais robusta. "Entendemos que a economia se fortalecendo, girando todos os setores, deve ter um crescimento do setor [de veículos]", afirma Belini.

fonte: Gazeta do Povo - 06/08/2012

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.