Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Força está engajada na luta pelo banimento do amianto no Paraná

A Força Sindical PR está engajada em mais uma luta em defesa do trabalhador. Munidos de faixas e bandeiras, dirigentes e militantes da central participaram ontem (07) de uma manifestação na Assembleia Legislativa do Paraná pela proibição do amianto no estado.

A mobilização faz parte da campanha “O amianto mata e o descaso ajuda”, organizada pelo Ministério Público do Trabalho do PR, Associação Paranaense dos Expostos ao Amianto, e que conta com o apoio das centrais sindicais. O objetivo é pressionar os deputados a aprovarem o projeto de Lei nº 76/2011, que proíbe o uso da substância no estado.
 
O produto é muito utilizado no ramo da construção civil, como na fabricação de telhas de Eternit, por exemplo. O problema é que a substância é altamente cancerígena. Tanto que atualmente 45 países proíbem seu uso, entre eles, França, Alemanha, Itália, Japão, Austrália, Argentina, Uruguai e Chile. No Brasil, o amianto já é proibido nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Pernambuco.

Um projeto de Lei para proibir o uso do amianto também no Paraná já tinha sido apresentado em 2007, mas na época, foi rejeitado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia. O projeto foi reapresentado em 2011 pelo deputado Luiz Eduardo Cheida (PMDB), e já foi aprovado por todas as comissões da casa, faltando apenas ir para votação em plenário. “Depois do tabagismo, este mineral é a principal causa de câncer no Brasil. Ou seja, proibi-lo é reduzir riscos, é prevenir”, defende Cheida.

O movimento defende a substituição do amianto por outros materiais, como fibra de vidro, PVA, polipropileno, polietileno e cerâmicos. “O problema é que muitas empresas acham mais fácil simplesmente trocar os trabalhadores do que investir em novas tecnologias”, critica o secretário da juventude da Força PR, Gilson Batista.

Clique aqui e veja as fotos da manifestação na Assembleia Legislativa

Em breve, reportagem da MetalTV

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.