Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

DIEESE qualifica dirigentes da Fetim para debate de cadeias produtivas

Iniciativa faz parte do “Seminário Cadeias Produtivas e Organização Sindical”

Discutir e ressaltar a importância da participação do dirigente sindical nas cadeias produtivas do Paraná. Este é o objetivo do “Seminário Cadeias Produtivas e Organização Sindical” iniciado hoje (08) de manhã na chácara do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, em São José dos Pinhais. O evento é uma iniciativa da Fetim(Federação dos Metalúrgicos do Paraná) e do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) conta com a participação de lideranças sindicais metalúrgicas de todo o Estado.

Durante os três dias de curso os dirigentes vão debater e aprender com os economistas Sandro Silva (DIEESE-PR) e Roberto Anacleto (DIEESE-SP) além das cadeias produtivas, os seguintes temas: capacitação em negociação coletiva e PCN (Programa de Capacitação em Negociação). Neste ultimo será abordado como uma entidade pode ter um PCN e o que é preciso para implantá-lo.

Antes do inicio da qualificação, os integrantes da mesa coordenadora, em entrevista a equipe de reportagem da Fetim, ressaltaram a importância do curso para os representantes sindicais da categoria metalúrgica. “Nós sabemos que o capital se organiza através das cadeias produtivas para ter melhor lucro e resultado e nós trabalhadores também temos que nos organizar no sentido de receber parte da riqueza que nós produzimos com a nossa força de trabalho.”, analisa o diretor, Jamil Davila.

“Com a abertura do mercado na década de 90 as próprias organizações as organizações começaram a trabalhar em cadeias produtivas. Isso de  alguma forma trouxe beneficio para as industrias, mas ao mesmo tempo precarizou as relações de trabalho”, alerta o economista Roberto Anacleto.

O Seminário acontece até sexta (10) e conta também com uma visita dos participantes na linha da produção da Volkswagen, em São José, amanhã (09) de manhã.

Clique aqui e veja a galeria de fotos. Em breve, reportagem da MetalTV.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.