Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Venda de veículos em agosto no Brasil bate novo recorde

Um novo recorde mensal de emplacamentos de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus foi alcançado pela indústria brasileira na quinta-feira, 30, um dia após o ministro da Fazenda anunciar a extensão por dois meses do desconto no IPI para veículos leves, além de taxas de financiamento com juros baixíssimos para caminhões.

A melhor marca até então fora registrada no total dos licenciamentos de dezembro de 2010, com 381,6 mil unidades.

Segundo dados preliminares do Renavam obtidos pela Agência AutoData apenas até a quarta-feira, 29, foram licenciados 371 mil 684 veículos em agosto. O número representa 10 mil unidades a menos do que o antigo recorde.

Quando analisada isoladamente a quarta, 29, segundo fonte de mercado ouvida pela reportagem, respondeu por 21 mil unidades emplacadas. A estimativa esta quinta-feira, 30, era a de repetir ou até mesmo elevar este número – graças às unidades vendidas antes do anúncio da extensão do IPI. Como o total acumulado do mês até a quarta, 29, ficou apenas 10 mil unidades abaixo do então melhor mês da história, certamente este foi ultrapassado na quinta, 30, vez que o dia deverá registar mais de 20 mil licenciamentos.

A média diária de vendas em agosto foi de 17,7 mil unidades até a quarta, 29.
Dezembro de 2010 é, portanto, agora o segundo melhor mês da história da indústria. O que fez de julho de 2012, antigo detentor deste título, apenas o terceiro.

O fato comprova o amplo sucesso da iniciativa da redução do IPI, decretada pelo Governo Federal em maio. Dos três melhores resultados mensais de venda da história dois correspondem a período com o benefício em vigor, agosto e julho, separados justamente por dezembro de 2010.

Fonte ligada ao varejo consultada pela reportagem afirmou que a expectativa da rede de concessionários com relação ao fechamento de agosto é alta – ainda serão somados os licenciamentos da sexta-feira, 31, ao total do mês.

Segundo a fonte a marca de 400 mil unidades, até alguns anos inimaginável, deverá ser batida inclusive com certa facilidade. Isso porque bastariam 15 mil emplacamentos em cada um dos últimos dois dias do mês para superar este marco, nunca antes alcançado. O número é 2,7 mil unidades menor do que a própria média diária registrada no mês até a quarta, 29. E, historicamente, os últimos dias de cada mês registram ritmo bem mais acelerado do que os anteriores.

Desta forma o mercado deverá fechar agosto com volume de vendas em torno de 410 mil veículos, acredita a fonte.

Como é tradição o Volkswagen Gol lidera as vendas por modelo até a quarta, 29, seguido por dois Fiat, Uno e Palio, e por VW Fox e Chevrolet Celta – estes brigando acirradamente pela quarta posição.

Os números oficiais do mês de agosto serão revelados pela Fenabrave apenas na terça-feira, 4 de setembro.

Fonte: Auto Data - 30/08/2012

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.