Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Avanço! Proibição do uso do amianto é aprovada pela Câmara Municipal de Curitiba

Projeto de lei segue agora para a sanção do prefeito. Força Sindical do Paraná participou da mobilização

Uma grande conquista da classe trabalhadora de Curitiba foi selada na manhã de hoje (07). Com a pressão de movimentos sociais e da Força Sindical do Paraná, os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba aprovaram por unanimidade o projeto de lei da vereadora Noemia Rocha (PMDB), que proíbe o uso proíbe o uso do amianto nas empresas da cidade. O material é altamante cancerígeno e já provocou inúmeras mortes de trabalhadores no país.

O projeto de lei agora segue para a sanção do prefeito de Curitiba, Luciano Ducci com a emenda que estabelece um período de transição de três anos para que as empresas se adaptem à norma.

O amianto é muito utilizado no ramo da construção civil, como na fabricação de telhas de Eternit, por exemplo. Atualmente 45 países proíbem seu uso, entre eles, França, Alemanha, Itália, Japão, Austrália, Argentina, Uruguai e Chile. No Brasil, o amianto já é proibido nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Pernambuco.

Em breve, mais informações e depoimentos de lideranças que participaram de mais esta conquista da classe trabalhadora.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.