Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Volks: Metalúrgicos reivindicam suspensão das homologações ainda não realizadas no SMC

Encaminhamento aprovado em assembleias serve de protesto contra demissões e precarização na unidade de São José dos Pinhais

Em assembleias realizadas pelo SMC na porta de fábrica na noite da ultima sexta-feira (25) e na tarde de hoje (29), metalúrgicos do 1º e 2º turnos da Volkswagen exigiram que a montadora suspenda todas as homologações que ainda não foram realizadas no Sindicato. A reivindicação serve de protesto contra o alto número de demissões e precarização das condições de trabalho na unidade de São José dos Pinhais.Só em janeiro deste ano a empresa demitiu 67 trabalhadores (veja mais números no box abaixo).

A situação fica ainda mais complicada pelo fato da empresa não repor estas vagas. Com isso, o metalúrgico que fica na linha de produção além de executar o próprio trabalho precisa fazer também do trabalhador demitido.

Diante disto, o SMC já agendou uma primeira reunião com a empresa para esta tarde. As próximas assembleias estão marcadas para depois das férias coletivas com inicio em 11 de fevereiro e término em 3 de março.

Na contramão
A atual postura da unidade paranaense ao demitir e precarizar as condições de trabalho contrasta com o próprio desempenho positivo de produção de veículos em 2012 em todo o país. No ano passado a Volks bateu recorde de produção ao atingir a marca de 852.086 unidades.

Demissões
- De 1999 até janeiro de 2013: 3603

- Nos últimos 4 anos
2010: 272
2011: 183
2012: 309
2013: 67
Total: 831

Sobre a Volks do Paraná
Além dos cerca de 2900 trabalhadores da linha de produção a unidade paranaense emprega também cerca de 500 funcionários no setor administrativo. A média da produção diária é de 850 automóveis dos estilos: Fox, Cross Fox, Space Fox e Golf.

Clique aqui e veja a galeria de fotos. Em breve,  reportagem da Metal TV.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.