Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Reunião com Bosch abre rodada de diálogo entre Sindicato e sete maiores empresas

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba deu início, na manhã desta quarta-feira (20/02), a uma nova rodada de diálogo entre representantes dos trabalhadores e das empresas. O objetivo da medida é aproximar e inserir os trabalhadores em discussões mais amplas, muitas vezes de níveis gerenciais e diretivos, tais como posicionamento de mercado, planejamento e perspectivas para o futuro, atração de novos produtos, e, em especial, a valorização da força de trabalho em meio a todos esses fatores. A primeira reunião neste sentido, realizada hoje, ocorreu com representantes da Unidade Bosch de Curitiba, instalada na Cidade Industrial.

PLR

Na ocasião, além de tratar assuntos relativos à atuação e perspectivas da Bosch, também foram discutidos assuntos como a apuração de metas da PLR 2012 e a necessidade de mudanças na forma de tabulação para os anos seguintes. O presidente do Sindicato, Sérgio Butka, enfatizou a necessidade de ajustes em diversos pontos do programa da PLR da Bosch, no sentido de tornar mais justa a apuração, que no formato atual está prejudicando os trabalhadores. Diversos pontos sobre este assunto foram discutidos. Uma nova reunião entre representantes dos trabalhadores e da Bosch ficou agendada para a manhã do próximo dia 27.

Perspectivas para o futuro

No que diz respeito às perspectivas futuras da Bosch, um dos principais assuntos discutidos foi a vinda de um novo produto para a Unidade Curitiba da empresa, anunciada oficialmente ontem (19/02) pela multinacional. Também na linha diesel, o Unit Injector System (UIN) é um sistema no qual a bomba de injeção de combustível e o bico de injeção formam uma só unidade. É adequado até o Euro 6, o que garante uma perspectiva de permanência no mercado de 12 a 20 anos, segundo estimativa da Bosch. Os representantes da empresa destacaram que a vinda do UIN para a Unidade Curitiba deve garantir ampliação da participação de mercado da Bosch neste segmento. Em 2013, o foco vai ser preparar a planta para receber o novo produto, para em 2014, efetivamente iniciar sua produção.

Representantes

Participaram  da reunião, como representantes dos trabalhadores da Bosch, o presidente do Sindicato, Sérgio Butka, o secretário-geral Jamil D'Ávila, o vice-presidente, Nelson Silva de Souza, o Nelsão, o diretor da Executiva do SMC, Edson dos Anjos, os dirigentes sindicais Jorandir Ferreira, o Alicate, e Pedro Morais, além de membros das assessorias jurídica, de comunicação e econômica (Dieese). Representando a Bosch, marcaram presença a chefe da área de relações trabalhistas, Márcia Walter, o gerente da área de comunicação e marketing, Renato Farias, o chefe de administração de pessoal, Alfredo Barbalho, e o gerente de produção da Unidade Bosch Curitiba, Sebastião Martins.

Outras empresas

Na tarde desta quarta-feira, a partir das 14h, o Sindicato dará prosseguimento à rodada de diálogo com as empresas, em reunião com a New Holland. Nos dias seguintes, até segunda-feira (25), serão realizadas reuniões com representantes das empresas Volvo, Renault, Volkswagen, WHB e AAM do Brasil.







Mais informações em breve.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.