Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Força Paraná marca presença na 7º Marcha da Classe Trabalhadora

Com uma delegação de cerca de 300 pessoas, entre militantes e dirigentes sindicais de  várias categorias do estado, a Força Paraná marcou presença em Brasília, nesta quarta (06),   para a  7º Marcha da Classe Trabalhadora, que exigiu do governo e dos congressistas mais respeito aos direitos dos trabalhadores brasileiros.

O presidente da Força Sindical do Paraná, Sérgio Butka, destacou a participação da comitiva do estado na manifestação. “Nossa delegação está mobilizada e integrada nesse movimento importante, que visa pressionar o governo e o congresso a aprovarem a pauta dos trabalhadores. É inadmissível que projetos como a redução da jornada de trabalho para 40 horas e o fim do fator previdenciário, por exemplo, fiquem parados tanto tempo no Congresso sem ir à votação”, critica o líder sindical, que também é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba.

Mais de 50 mil na Marcha
Participaram da marcha mais  de 50 mil trabalhadores, de diferentes categorias profissionais, além de representantes de movimentos sociais, Liderados pelas centrais sindicais, os manifestantes concentraram-se em frente ao Estádio Mané Garrincha e seguiram, por volta das 10h, rumo à Esplanada dos Ministérios e ao Congresso Nacional.

Em frente ao Palácio da Justiça e ao Itamarati foram realizados atos políticos para explicar as razões do movimento e divulgar a pauta trabalhista para a sociedade. A Marcha, com o seguinte tema “Desenvolvimento, Cidadania e Valorização do Trabalho”, reivindicou: fim do Fator Previdenciário, redução da jornada de trabalho (sem redução salarial), política de valorização dos aposentados, reforma agrária, igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, 10% do PIB para a Educação, 10% do orçamento da união para a Saúde, correção da tabela do imposto de renda, ratificação da convenção OIT/158, regulamentação da convenção OIT/151, ampliação do investimento público, desenvolvimento econômico (com distribuição de renda, emprego, trabalho decente, manutenção e ampliação de direitos) e justiça social.

Dirigentes da Marcha entregam pauta a líderes políticos
A segunda etapa da 7ª Marcha foi de articulação política. Os líderes sindicais se reuniram com o presidente do Senado Renan Calheiros, o presidente do STF Joaquim Barbosa, o presidente da Câmara Federal Henrique Alves e a presidente da República Dilma Rousseff .
“Muitas reivindicações da pauta trabalhista já estão em debate no Congresso como, por exemplo, a questão do fim das demissões imotivadas (convenção 158 da OIT), o fim do Fator Previdenciário e a redução da jornada”, diz Paulinho, presidente da Força Sindical.

Para ele, foi importante entregar a pauta ao STF para reforçar no poder judiciário as reais necessidades da classe trabalhadora brasileira.

Dia da Mulher
O Dia Internacional da Mulher (8 de Março) também foi lembrado pelas centrais sindicais durante a 7ª Marcha. As companheiras presentes aproveitaram para divulgar suas reivindicações por igualdade de oportunidade, trabalho decente e pelo fim da violência contra as mulheres. Foi o início do Março Mulher, uma série de atividades que a Força Sindical e entidades filiadas farão em todo o País em defesa de interesses políticos, econômicos e sociais das trabalhadoras.

Veja aqui mais fotos da delegação em Brasília.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.