Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Departamento da juventude começa a traçar as metas para 2013

A todo o vapor! Diretoria do SMC e trabalhadores se reuniram no último sábado (09) para debater sobre a estruturação do departamento da juventude do SMC. Durante a reunião foram traçadas preliminarmente as estratégias para o ano de 2013. Devido ao volume de ideias e sugestões, outra reunião será marcada para essa semana como continuação do encontro de sábado. O que ficou evidente nas falas dos participantes foi a importância do tema, já que a juventude, seus anseios e desafios, é uma preocupação atual da sociedade como um todo. Devido a isso, se constatou na reunião que a criação do departamento é uma ação mais que pertinente, pois cada vez mais o numero de jovens vem crescendo no Brasil e por isso, é necessário que as autoridades e a sociedade formulem projetos e políticas públicas que abarquem toda essa massa jovem trabalhadora.

Força jovem nacional vai lutar para ter 10% da direção executiva
O encontro começou com a exposição do diretor de Juventude da Força Sindical Nacional, Jefferson Tiego, que expôs qual a estrutura que os jovens tem a disposição dentro da Força e quais são os projetos desenvolvidos pelo departamento nacional. Ele destacou que é preciso que os sindicatos abram mais espaço para os jovens estarem se interessando a discutir e debater o mundo do trabalho e que daí, possam surgir as novas lideranças do movimento sindical e, quem sabe, “os novos Lulas e Dilmas”, destacou. Deixou claro que por isso, o setor vai agir no Congresso Nacional da Força, que acontece em julho deste ano, para exigir mudança no estatuto da instituição que torne obrigatório que a direção executiva seja formada com pelo menos 10% de jovens entre 16 e 35 anos. Outra luta no congresso será para que cada Força estadual tenha um departamento jovem.

IDDEHA lança estudo sobre a juventude e violência em Curitiba e RMC
Outro a palestrar para os participantes foi o coordenador do Instituto de Defesa dos Direitos Humanos, Paulo Pedron, que destacou a necessidade do movimento sindical estar discutindo a juventude e seus desafios. Expôs que o IDDEHA está concluindo um estudo sobre a juventude e violência em Curitiba e RMC, que vai mostrar o abandono do poder público a que os jovens são submetidos. “Há partir desse estudo, teremos base para cobrar uma reposta das autoridades e do poder público sobre a ineficiência e descaso com o que o tema é tratado”, destacou.

Trabalho decente deve alcançar os jovens
Os participantes também assistiram uma palestra do departamento de saúde do SMC, feita pelo médico do trabalho, Zuher Handar, sobre trabalho decente e juventude.

Trabalhadores expõem suas opiniões
Além dos palestrantes, ouve abertura para que cada trabalhador apresentasse sua opinião e sugestão acerca do departamento e sobre a juventude. Várias ideias foram dadas com muitos dos presentes mostrando a sua preocupação com a situação da juventude trabalhadora.

“Essa reunião foi mais um grande passo que o Sindicato está dando para realizar um trabalho a altura da jovem classe trabalhadora. O debate hoje (sábado, 09) foi muito produtivo. Deu para ver que todos estão preocupados e estimulados a fazer com que esse departamento cresça. Vamos trabalhar para isso. Precisamos que cada vez mais os jovens estejam integrados com nossas lutas para avançarmos na construção do país que queremos, com justiça social e oportunidade para todos”, destacou o presidente do SMC, Sérgio Butka.

Veja mais fotos da reunião aqui.
 
 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.