Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Trabalho industrial no Paraná cresce 1,4% em fevereiro

Pelo 17º mês consecutivo, estado vê o quadro de trabalhadores no setor aumentar, constrastando com cenário nacional, que segue em queda

O número de pessoas empregadas na área industrial no Paraná aumentou em fevereiro de 2013. Os dados da Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (Pimes) foram divulgados nesta quarta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e mostram que o estado teve um crescimento de 1,4% na quantidade de trabalhadores ocupados no setor em relação ao mesmo mês de 2012.

Os responsáveis por esse impulso foram os setores de alimentos e bebidas (2,3%), têxtil (17,9%), máquinas e aparelhos eletrônicos e de comunicações (8,3%), outros produtos da indústria de transformação (4,3%) e produtos químicos (6,9%). Essa foi a segunda maior expansão no país na análise do IBGE, além de ser a 17ª consecutiva do Paraná.

Horas pagas de trabalho
No percentual de horas pagas ao trabalhador industrial, o Paraná foi a única entre as 14 regiões analisadas que teve crescimento ante o mesmo mês do ano passado. Foi um aumento de 0,9%, motivado pela expansão vinda dos setores de máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (16,7%), têxtil (18,2%), outros produtos da indústria de transformação (6,5%) e produtos químicos (9,0%).

No acumulado bimestral deste ano, a indústria estadual também uma taxa positiva, que ficou na casa de 1,3%.

Situação do PR contrasta com cenário nacional

A realidade da indústria paranaense diverge do momento vivido pelo setor industrial do Brasil. De acordo com os dados da pesquisa do IBGE, o emprego na área teve uma queda de 1,2% em comparação com o mesmo mês em 2012, o que fez a variação ante janeiro de 2013 ser nula. Esse foi o 17º mês seguido de redução no país.

No índice acumulado do primeiro bimestre deste ano, o total do pessoal ocupado na indústria recuou 1,2% e manteve o ritmo de queda assinalado no último trimestre de 2012 (-1,2%), ambas as comparações contra igual período do ano anterior.

De acordo com Gilmar Mendes Lourenço, presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), dois fatores contribuíram para essa sequência de desenvolvimento no emprego industrial no Paraná

“O primeiro ponto é o dinamismo de uma estrutura industrial mais diversificada que o Paraná tem hoje. Temos a agroindústria, a construção civil, a área de metalmecânica, petroquímica, entre outras. O segundo aspecto é a forte geração de empregos no interior do estado. Esse modelo de crescimento é menos concentrador de geração de renda e de empregos”, diz.

Fonte: Gazeta do Povo - 10/04/2013

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.