Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Saúde

Imagem

Força-PR e SMC participam do “Evento em memória às Vítimas de Acidente e Doenças do Trabalho”

A Força Sindical do Paraná e o SMC participaram hoje, na Boca Maldita, em Curitiba, do “Evento Público em Memória às Vítimas de Acidente e Doenças do Trabalho”, com data oficial em 28 de abril. A ação realizada em parceria com o Ministério Público serviu para conscientizar e mobilizar as pessoas que passavam pela tenda sobre o grave problema dos acidentes de trabalho. Além de ações de conscientização, foram disponibilizados diversos serviços de saúde e cidadania, além da emissão de Carteira de Trabalho, plantões fiscais para o esclarecimento de dúvidas, atividades do SESC e Senai.
 
“Este evento visa conscientizar não só os empregadores e empregados, mas também a população em geral, por que a esta questão não é dada sua devida importância, tanto pelos reflexos econômicos como também pelo reflexo na vida das pessoas”, analisou o chefe do Setor de Saúde e Segurança do Trabalhador da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Eduardo Reiner.

“É importante também mostrar para a população que com ações de prevenção nós podemos reduzir e muito este triste número de acidentes e doenças ocupacionais”, ressaltou o assessor sindical da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do Paraná e representante da Força-PR, Robson Vieira da Silva, o Jamaica.

A ação de conscientização foi elogiada pelas pessoas que passavam pela tenda. “Esta ação é fundamental, já que muitas empresas não se preocupam com esta questão”, comentou a técnica de enfermagem do trabalho, Milena de Paula Rabelo.

Trágica estatística
De acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), todos os dias morrem no mundo, em média, 5 mil pessoas por causa de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho (mais detalhes abaixo). A coisa também não é muito boa no Brasil. Segundo o último levantamento do Ministério da Previdência Social, em 2011, foram registrados 711 mil casos de acidentes e 2.884 mortes no local de trabalho. Além disso, 14.811 trabalhadores ficaram com alguma sequela ou incapacidade permanente.
Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.