Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Força Sindical PR realiza nesta quarta o 1º de Maio Solidário em Curitiba e outras 18 cidades do estado

A Força Sindical do Paraná realiza nesta quarta-feira (01/05) a 12ª edição do 1º de Maio Solidário. Além de Curitiba, este ano o maior evento de trabalhadores do estado será realizado simultaneamente em outras 18 cidades paranaenses: Antonina, Assaí, Campo Largo, Cascavel, Colombo, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Guaraqueçaba, Irati, Lapa, Londrina, Maringá, Matinhos, Ponta Grossa, Morretes, Pontal do Paraná, Pato Branco e Rio Azul.

O 1º de Maio da Força será transmitido ao vivo pela TV Educativa E-Paraná. Durante todo o dia, quem comparecer aos eventos em qualquer uma das cidades poderá acompanhar diversas atrações, como shows musicais, sorteio de prêmios, praça de alimentação, entre outras.

Na capital, a festa em homenagem ao Dia do Trabalhador acontece na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, em frente ao Palácio Iguaçu. A programação começa às 12h com a tradicional missa do trabalhador, celebrada pelo Padre Reginaldo Manzotti. Na sequencia, a abertura oficial com o presidente da Força PR, Sérgio Butka, lideranças sindicais de diversas categorias profissionais de todo o estado, além da presença do governador do Paraná, Beto Richa, secretários de estado e demais autoridades políticas.

A programação segue às 15h com o sorteio de 5 carros zero km, 10 motos, 10 televisores, 10 computadores e 10 refrigeradores. Para concorrer, basta trocar 1 quilo de alimento não perecível ou 1 agasalho por um cupom, nas barracas instaladas no local do evento. A troca deve ser feita até 15h. Quem comparecer aos eventos das outras cidades também poderá participar do sorteio. Haverá também shows com a dupla João Bosco & Vinícius, ações gratuitas de cidadania para o público e praça de alimentação.

Tema
A edição 2013 do 1º de Maio Solidário tem como tema “70 anos da CLT – preservar direitos e avançar nas conquistas”. A Consolidação das Leis do Trabalho foi criada através do Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas, unificando toda legislação trabalhista então existente no Brasil.

Os direitos assegurados por esse conjunto de leis são bastante significativos e permanecem até hoje: carteira de trabalho e previdência social, vale-transporte, férias, adicional noturno, salário mínimo, licença-maternidade, aposentadoria, 13º salário, FGTS, entre outros. “Vários países mundo afora não têm leis tão importantes que protegem os seus trabalhadores como o Brasil. Por isso, precisamos não só manter os direitos conquistados na CLT, mas sim ampliá-los, lutando pela aprovação de bandeiras como a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, o fim do fator previdenciário que confisca as aposentadorias e ratificação da Convenção 158 de OIT que proíbe as demissões imotivadas”, afirma o presidente da Força PR, Sérgio Butka.

Programação 1º de Maio Solidário – Curitiba
Local: Praça Nossa Senhora de Salette, Centro Cívico (em frente ao Palácio Iguaçu)
12h – Missa e show com Padre Reginaldo Manzotti
14h30 – Abertura oficial com autoridades políticas e lideranças sindicais
15h – Início do sorteio dos prêmios e dos shows musicais

Locais do 1º de Maio Solidário nas outras cidades do Paraná:

Antonina
Local: Ginásio de Esportes do Batel
Início: 12h

Assaí
Local: Centro de Eventos de Assaí
Início: 12h

Colombo
Local: Parque da Uva
Início: 10h30

Campo Largo
Local: Praça Getúlio Vargas
Início: 12h

Cascavel
Local: Sindicatos locais

Foz do Iguaçu
Local: Praça da Bíblia (Av. República Argentina)
Início: 12h

Guarapuava
Local: Parque do Lago
Início: 9h

Guaraqueçaba
Local: Praça Beira-Mar
Início: 12h

Irati
Local: Estádio Municipal
Início: 8h

Lapa
Local: Alameda David Carneiro
Início: 14h

Londrina
Local: Sindicatos locais

Matinhos
Local: Praça Central de Matinhos
Início: 9h

Maringá
Local: Sindicatos locais

Morretes
Local: Rua XV de Novembro (palco principal da Festa Feira)
Início: 10h

Pato Branco
Local: Praça Presidente Vargas
Início: 13h

Ponta Grossa
Local: Centro de Eventos de Ponta Grossa
Início: 14h

Pontal do Paraná
Local: Praça Central do Balneário de Ipanema
Início: 9h

Rio Azul
Local: Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Pavilhão da Matriz)
Início: 12h

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.