Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Saúde

Imagem

Mais um trabalhador acidentado na WHB, até quando?

Metalúrgico da manutenção teve braço e orelha arrancados enquanto trabalhava para sustentar sua família. SMC já articula mobilização para denunciar descaso e exigir uma rápida solução para os riscos a que os trabalhadores estão expostos

Lamentavelmente na última quinta feira, dia 15, uma notícia triste atingiu a categoria metalúrgica. De novo na WHB Fundição, aconteceu mais um acidente grave, com um trabalhador da manutenção tendo o braço e a orelha arrancados. O companheiro permanece internado em estado grave na UTI do Hospital do Trabalhador. O Sindicato acompanha o caso e já acionou seus departamentos Jurídico e de Saúde e Segurança para as devidas providências junto a empresa e a Superintendência Regional do Trabalho (SRTE/PR). 

É triste notar também que a carnificina continua na WHB, com a empresa se lixando para a segurança dos trabalhadores. Historicamente, acidentes, graves ou não, já são rotina na empresa (veja alguns casos abaixo).  Por isso, o SMC já está articulando uma série de mobilizações para essa semana para exigir da empresa rápidas providências em relação a segurança dos trabalhadores. É um absurdo que o trabalhador ou a trabalhadora da WHB sai todo o dia  de casa para ganhar o sustento para sua família, com o risco de voltar amputado ou dentro de um caixão.

Sindicato já tinha alertado WHB em relação ao trabalhador acidentado
Tendo em vista que o trabalhador acidentado  estava passando por um período difícil durante esse ano, o Sindicato já havia solicitado à empresa um acompanhamento especial junto ao trabalhador para evitar riscos. Porém, mais uma vez, a WHB ignorou a recomendação do SMC e aconteceu o que aconteceu.

Histórico de carnificinas     
Não é de hoje que acidentes, alguns fatais, acontecem na WHB. Veja aqui alguns dos piores acidentes ocorridos nos últimos 8 anos na empresa

 - Recém contratado para trabalhar na WHB Fundição, o funcionário Éder de Oliveira Pinto, de 19 anos, perde a vida ao cair em um buraco de aproximadamente 5 metros de profundidade. No local, estava sendo construída a nova linha de produção da fábrica. Logo depois do ocorrido, o Sindicato realiza um grande manifesto na entrada da empresa, em protesto pela morte do trabalhador.

 - Menos de um mês após a morte de Éder, um outro trabalhador da WHB prende a mão na engrenagem de uma máquina e perde um dedo. A tragédia só não foi maior porque na hora em que a máquina estava puxando o metalúrgico, um colega de trabalho acionou o alerta e travou o equipamento.

 - O trabalhador Vanderlei Aparecido de Marins, auxiliar de fundição, perdeu o braço direito ao realizar uma atividade de limpeza “não relacionada a seu método de trabalho” em um equipamento. Felizmente, o metalúrgico foi socorrido a tempo e teve o braço reimplantado.

- Contrariando o alerta dos trabalhadores, o supervisor manda aumentar em 300% a quantidade de cavaco.  Resultado: o forno não aguenta a pressão e explode na cara do trabalhador do 2º turno, Eneias Rosa dos Santos, que sofre queimaduras de 2º graus por todo o corpo

- Supervisão manda funcionário fazer a limpeza de uma correia transportadora com o equipamento ligado. Resultado: a correia puxa o braço do trabalhador ocasionando a perda de todo o movimento do braço.

- Durante a montagem do novo barracão da Fundição, viga de concreto cai em cima de trabalhador terceirizado que morre dentro da empresa

- Eletricista foi fazer limpeza de uma subestação elétrica ligada. Resultado: Houve fechamento de um arco elétrico e o trabalhador sofreu em grande parte do corpo queimaduras de 2º  3º grau

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.