Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Mulher

Imagem

Serviços para mulher vítima de violência serão ofertados na Praça Santos Andrade neste sábado (24)

Dia de Mobilização pelos Direitos da Mulher  acontece amanhã, das 8h30, Às 17h30

A Praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba, irá se transformar neste sábado (24) em uma pequena amostra de como irá funcionar a Casa da Mulher Brasileira, programa do governo federal para dar atendimento especializado às mulheres vítimas de violência. Para marcar o Dia de Mobilização pelos Direitos da Mulher, serão instalados na praça postos avançados das delegacias especializadas de atendimento à mulher, juizados e varas, defensorias, promotorias, equipe psicossocial (psicólogas, assistentes sociais, sociólogas e educadoras), entre outros serviços de atendimento à mulher vítima de violência.

Em Curitiba, a Casa da Mulher Brasileira será construída na região central, em área a ser definida pelo governo federal. A previsão é que as obras comecem ainda este ano e terá construção financiada pelo governo federal, que também repassará recursos para aquisição de equipamentos, mobiliário e transporte. O custo médio de cada unidade é de R$ 4,3 milhões.

A desembargadora Denise Krüger, que preside a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID), do Tribunal de Justiça do Paraná, afirma que o Dia de Mobilização terá como objetivo escutar as mulheres. “Temos de ir até aquelas mulheres vítimas de violência doméstica e saber delas o que está faltando para lhes garantir mais segurança. Queremos saber delas o que acontece depois que as medidas protetivas são expedidas. Com esse dia de mobilização vamos mostrar às mulheres que estamos atentos e que existem à disposição dela recursos para protegê-la, como a Casa Abrigo e o Centro de Referência e Assistência Social. Queremos, sobretudo, orientá-las para que procurem os caminhos do judiciário para a garantia dos seus direitos”, disse a desembargadora.

Paraná é o 3º estado em violência contra a mulher
Segundo o Mapa da Violência, a cada 15 segundos uma mulher é agredida no Brasil, o que faz com que a violência doméstica seja  a principal causa de morte em mulheres de 16 a 44 anos de idade, superando a morte causada pelo câncer e por acidentes de trânsito.  Além disso, o Paraná é o terceiro estado do país mais violento à mulher.

Para saber mais sobre o Dia de Mobilização pelos Direitos da Mulher, acesse: http://www.direitosdamulher.ufpr.br/

Com informações da Prefeitura Municipal de Curitiba

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.