Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Força Sul vai intensificar atuação junto ao Judiciário

Dirigentes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande Do Sul aprovaram criação  de  uma comissão para aprofundar o debate e o diálogo junto ás estâncias judiciárias
 
Intensificar a atuação junto ao Judiciário  visando o fortalecimento do movimento sindical: Essa foi a conclusão tirada por dirigentes das centrais estaduais do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul reunidos nesta sexta feira (13) no Encontro Interestadual da Força Sul, que aconteceu em Foz do Iguaçu (PR).  Para os sindicalistas, quanto mais os trabalhadores deixarem claro para o Judiciário as suas posições a respeito dos caminhos para um país desenvolvido, maiores serão as chances de terem a sua luta fortalecida.  Dessa forma, foi aprovada  a criação de uma comissão, formada por representantes dos três estados, para debater questões como a resolução 119, enquadramento sindical e terceirização.

”Criamos a comissão para aprofundar mais o debate com o judiciário, com outras entidades sindicais  e outras instâncias da sociedade com o objetivo de resgatar uma posição mais solidária  para que os Sindicatos  possam realmente ter respeitadas a sua autonomia e liberdade sindical”, disse o coordenador da Força Sul, Sérgio Butka.

Encontro Interestadual da Força Sul
Após a atuação conjunta das centrais dos três estados  no Congresso Nacional da Força Sindical que aconteceu em julho passado e que foi decisiva para estipular maior participação das mulheres e jovens na direção nacional da entidade, os dirigentes estão retomando as atividades da Força Sul visando  reorganizar e integrar os trabalhos da Força Sul para fortalecer o debate e a participação nas discussões da Força Nacional, inclusive encabeçando e liderando a luta de algumas bandeiras da Central.

Desse modo, os dirigentes traçaram um planejamento  estratégico que  vai orientar a atuação  das secretárias estaduais da juventude, das mulheres, da saúde e dos aposentados, que integram a Força Sul. Os dirigentes aprovaram que os responsáveis pelas secretarias estarão se reunindo de três em três meses para fazer um balanço do trabalho realizado e traçar novas metas.

“O que a gente fez hoje aqui foi reconstituir um  trabalho que já havia sendo feito dentro da Força Sindical Sul. Esse trabalho em conjunto fortalece a união dos três estados, o que dá efeito a nível nacional. O objetivo é  fortalecer os grupos de trabalho para que a gente possa melhorar a atuação dos nossos Sindicatos na base”, disse o presidente da Força de Santa Catarina, Osvaldo Mafra.

Para Marcelo Furtado, presidente da Força do Rio Grande do Sul, o encontro foi muito positivo. "Pudemos traçar as metas de trabalho  e discutir qual a nossa posição em relação a vários assuntos de interesse nacional, como a PL 4330 e o Fim do Fator Previdenciário”, disse.

Para presidente da Força Paraná, união fortalece a luta

“Fizemos questão  de receber aqui no Paraná, as delegações de Santa Catarina e Rio Grande do Sul para traçar as  estratégias de luta da Força Sul. A união dos três estados fortalece ainda mais a luta pelos direitos dos trabalhadores e do movimento sindical como já ficou provado no Congresso Nacional da Força. Assim, reorganizando seus trabalhos, a Força Sul vai  ter mais bala na agulha para avançar nas discussões das bandeiras trabalhistas e fortalecer cada vez mais a central tanto a nível nacional, como estadual”, disse Nelson Silva de Souza, o Nelsão, presidente da Força Paraná.

Moção de repúdio a PL 4330
Os delegados sindicais presentes no Encontro também aprovaram uma moção de repúdio ao Projeto de Lei 4330, que pretende ampliar a terceirização e acabar com os direitos trabalhistas. Ficou estipulado que a Forças Sul enviará uma grande delegação para Brasília, no próximo dia 18 de setembro, quando uma comissão geral irá discutir o projeto no Congresso Nacional.

Veja mais imagens do Encontro clicando aqui.
 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.