Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Depois de sete anos, Audi está de volta

Montadora alemã retorna embalada por programa federal Inovar-Auto e disposta a investir R$ 600 milhões em retomada (Veja abaixo a matéria da Gazeta do Povo)

O governo federal e a Audi vão fechar acordo na próxima terça-feira para a retomada da linha de produção de automóveis da empresa na fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. O negócio envolve investimentos de R$ 600 milhões dentro dos próximos quatro anos. O anúncio será feito em encontro da presidente Dilma Rousseff com o presidente mundial da montadora alemã, Rupert Stadler.

A empresa alemã já agendou uma coletiva de imprensa para a terça, às 14 horas, na capital federal, na qual Stadler falará sobre as estratégias da marca para o Brasil e América Latina, oficializando a fábrica no país.

De acordo com informações confirmadas por fontes no Palácio do Planalto, o plano da Audi é começar a operar em setembro de 2015, com uma meta de 7 mil veículos por ano e a contratação de 700 funcionários. Até 2019, a ideia é ampliar a produção para 25 mil a 30 mil unidades ao ano e admitir até 3 mil funcionários.

A nova linha vai trabalhar, a princípio, com o modelo A3, hatch e sedã, juntamente com o novo Volkswagen Golf, que virará produto nacional provavelmente na mesma época – a sétima geração será lançada no Brasil no próximo dia 27, importada da Alemanha.

A negociação está inserida no programa Inovar-Auto, do governo federal. A iniciativa concede benefícios no pagamento de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para empresas que estimularem e investirem em pesquisa e desenvolvimento dentro do Brasil. O desconto de IPI pode chegar a até 30 pontos porcentuais para automóveis produzidos e vendidos no país, mas as montadoras precisam cumprir uma série de contrapartidas relacionadas à eficiência energética e investimentos em inovação. No caso da Audi, essas exigências devem gerar, em médio prazo, a necessidade de instalação de um parque industrial próprio.

A montadora foi a última de 37 empresas automobilísticas a solicitar a habilitação no programa, desde novembro de 2012. O pedido ocorreu em março deste ano e, a partir de então, começaram as especulações sobre a volta da produção na fábrica de São José dos Pinhais. O diálogo da montadora com o governo federal passou pela interlocução da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.

Ainda na sexta-feira, a assessoria de imprensa do Palácio Iguaçu confirmou que existe uma negociação com as montadoras (a Audi faz parte do Grupo Volkswagen) e que elas estão avançadas. Mas não caberia ao governo fazer o anúncio, e sim às empresas.

Na Alemanha

Os executivos da empresa que falam pelas montadoras estão na Alemanha participando do Salão de Frankfurt. Lá, durante a semana, rumores de uma retomada da produção de carros Audi no Brasil ganharam força. Primeiro, Ulrich Hackenberg, membro do Conselho para Desenvolvimento Técnico da empresa, confirmou que o novo A3 será feito no país, mas não quis revelar onde. Já o presidente da marca, Jörg Hofmann, afirmou que a montadora pretende vender 30 mil carros por ano no país nos próximos cinco anos. A meta é alta e só seria viável com uma fábrica no Brasil.

Luca de Melo, CEO de Marketing e Vendas da marca, também informou no evento a intenção de investir no Brasil. “O Brasil é um mercado fundamental para nós, e por inúmeras razões é importante que tenhamos uma produção local”, analisou. Segundo ele, o A3 sedã é o modelo mais “interessante” para o mercado brasileiro.

Fonte: Gazeta do Povo

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.