Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Força Sindical PR apresenta projeto de reforma política em Pato Branco e Francisco Beltrão

Central sindical passou a semana no sudoeste do estado realizando seminários sobre o projeto Eleições Limpas, criado pelo Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral. Meta é conseguir 150 mil assinaturas em todo o Paraná

 A Força Sindical do Paraná passou esta semana percorrendo o sudoeste do estado para divulgar o Eleições Limpas, projeto de iniciativa popular que pretende reformar o sistema eleitoral brasileiro criando melhores mecanismos de controle e transparência nas eleições.  A Central realizou seminários sobre o projeto em Pato Branco e Francisco Beltrão com diversas autoridades politicas e lideranças comunitárias, religiosas e sindicais dos dois municípios e região. O vice presidente da Força e coordenador do Eleições Limpas no estado pela central, Sérgio Butka, deixou claro aos presentes a necessidade da união de todos para a mudança que o Brasil precisa.

“As manifestações da população no inicio do ano deixaram claro que o brasileiro quer mudanças e acreditamos que isso começa a partir da reforma do sistema eleitoral, que, infelizmente, apresenta muitos vícios, o que deixa as portas abertas para a prática da corrupção. Por isso, o objetivo do Movimento de Combate à Corrupção é canalizar a energia das manifestações para uma proposta concreta de reforma politica. Se nos unirmos, conseguiremos fácil as assinaturas que precisamos para mudar o país” disse Sérgio.

1,5 milhão de assinaturas
O projeto Eleições Limpas foi criado pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral - MCCE, o mesmo que fez o Ficha Limpa. Para pressionar o Congresso a apreciar o projeto, o MCCE quer coletar 1,5 milhão de assinaturas em todo o território nacional. No Paraná, a meta é conseguir 150 mil assinaturas até maio de 2014.

É por isso que A Força Paraná está percorrendo o estado realizando seminários para apresentar o projeto e coletar assinaturas. Além de Francisco Beltrão e Pato Branco,  já foram realizados encontros em Ponta Grossa  e União da Vitória. Até o começo de dezembro a Central estará em Foz do Iguaçu, Cascavel, Londrina, Maringá, Litoral do estado e Curitiba.

Eleições Limpas
O projeto está dividido em três eixos principais:

O primeiro é o financiamento público de campanha. As empresas ficariam proibidas de ajudar financeiramente nas eleições. No sistema atual, a corrupção é favorecida pelo fato dos candidatos ficarem atrelados às grandes empresas que financiam suas campanhas.

O segundo eixo é a votação em dois turnos para as eleições proporcionais (vereadores, deputados e senadores). Nesse sistema, no primeiro turno o cidadão vota somente no partido, para definir quantas cadeiras cada sigla terá direito. No segundo turno, ocorre o votos nos candidatos. Se o partido “a” conquistou duas cadeiras, poderá indicar quatro concorrentes à disputa. Se garantiu quatro vagas, serão oito indicados. E assim por diante. Outra mudança é que cada partido escolherá seus candidatos por meio de eleições primárias internas, em que os filiados votam. O objetivo é elevar a discussão das propostas, fortalecendo o voto em ideias e não em pessoas. Com menos candidatos na disputa, fica mais fácil para o eleitor pesquisar o histórico e avaliar as propostas daquele em quem pretende votar.

O terceiro é mais liberdade de expressão na internet. A ideia é permitir que os candidatos possam discutir suas propostas na web, antes mesmo do período eleitoral, de forma gratuita, em redes sociais e blogs. Isso permite que de uma forma barata, o candidato possa ir ganhando seu eleitorado, discutindo suas propostas de forma democrática.

Para conhecer na integra o projeto, acesse: www.eleicoeslimpas.org.br

Veja mais fotos dos encontros aqui.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.