Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Durante seminário em Londrina, Força Sindical PR defende reforma no sistema eleitoral brasileiro

A Força Sindical do Paraná realizou na manhã desta quinta-feira (28/11), em Londrina, mais um dos seminários que organiza em todo o estado sobre o “Eleições Limpas”, movimento que propõe uma ampla reforma no sistema eleitoral brasileiro. O evento foi realizado no auditório da OAB Londrina e contou com a participação de autoridades políticas, lideranças sindicais e comunitárias da região.

Na abertura do encontro, o vice-presidente da Força PR e coordenador estadual da Força no Eleições Limpas, Sergio Butka, falou sobre os objetivos da iniciativa. “Estamos engajados de corpo e alma nesse movimento, que já conta com o apoio de entidades importantes com a CNBB e a OAB. Estamos levando o tema ao conhecimento do povo paranaense, colocando para os cidadãos e eleitores a importância da eleição limpa. Estamos democratizando essa discussão e engajados na luta pela reforma eleitoral que o Brasil tanto precisa”, afirmou.

Anfitrião do seminário e coordenador local do Eleições Limpas na cidade, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Londrina, Sebastião Raimundo, destacou a boa repercussão do evento. “Tivemos hoje uma boa presença de público e já começarmos a coletar assinaturas de apoio ao movimento. Nossa meta é conseguir no um grande número de apoiadores na região”, disse. Em todo o Paraná, a Força traçou uma meta de conseguir entre 100 a 150 mil assinaturas.

Também estiveram na mesa de abertura do seminário a vereadora de Londrina, Sandra Graça, o secretário geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Londrina, Valdir de Souza, e o presidente estadual do Sindicato Nacional dos Aposentados, Antônio Dias Lobato.

Palestra

Após a abertura do seminário, o representante do Instituto Atuação, Diego Ramalho, falou sobre os atuais problemas no sistema eleitoral brasileiro, que favorecem e muito a corrupção, e também sobre as propostas de reforma política do movimento Eleições Limpas. “Nossa proposta é basicamente dividido em três pontos. O primeiro é o voto transparente, que é um sistema diferenciado de votação do sistema proporcional, em dois turnos, onde no primeiro turno vota-se no partido e no segundo no candidato. O objetivo é elevar a discussão das propostas, fortalecendo o voto em ideias e não em pessoas. Com menos candidatos na disputa, fica mais fácil para o eleitor pesquisar o histórico e avaliar as propostas daquele em quem pretende votar”.

A mudança no atual sistema de financiamento de campanhas é outro ponto defendido pelo movimento. “Nossa proposta é que as empresas fiquem proibidas de ajudar financeiramente nas eleições. No sistema atual, a corrupção é favorecida pelo fato dos candidatos ficarem atrelados às grandes empresas que financiam suas campanhas. O eleitor, como pessoa física, poderia contribuir com a campanha do seu candidato, mas com um valor limite de R$ 700”, explica Ramalho.

O terceiro ponto reivindicado pelo movimento é mais liberdade de expressão na internet. “A ideia é liberar a propaganda gratuita na internet durante todo o ano, e não somente no período de três meses antes das eleições, como acontece hoje. Com isso, o eleitor teria mais tempo para conhecer as propostas dos candidatos”, finaliza.

Cronograma

Ainda nesta quinta, a Força PR realiza seminário às 14h em Maringá, na Câmara Municipal. Outros seminários já ocorreram em Ponta Grossa (19/11), Pato Branco (20/11), Francisco Beltrão (20/11) e União da Vitória (21/11). O cronograma segue com Matinhos (29/11), Curitiba (02/12),  Foz do Iguaçu (03/12) e Cascavel (04/12).

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.