Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Força-PR conscientiza sociedade sobre políticas de saúde e segurança no trabalho

A Força Sindical do Paraná participou hoje de ações referentes ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidente de Trabalho e Doenças Ocupacionais. Participaram também diversas entidades, entre elas, Ministério do Trabalho e Emprego e Fundacentro.

Em Curitiba e São José dos Pinhais os militantes da Força entregaram jornais e cartilhas referentes ao tema. Além das ações de conscientização, a Força-PR participou do debate realizado na na Fundacentro. Amanhã a central participa de mais um debate a ser realizado na Uninter, às 8h30.   

Em breve, mais informações, entrevistas e vídeo reportagem da MetalTV.

5 mil trabalhadores mortos por dia

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 5 mil trabalhadores morrem em média por dia no mundo vitimas de acidentes e doenças do trabalho.

Ainda segundo a OIT, anualmente  acontecem no mundo cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho e 160 milhões de trabalhadores são diagnosticados com alguma doença do trabalho.

Todos saem perdendo

Essas ocorrências chegam a comprometer 4% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial. Além disso, cada acidente representa, em média, a perda de 4 dias de trabalho.

No Brasil a coisa também é feia

A coisa também não é muito boa no Brasil. Segundo o último levantamento do Ministério da Previdência Social, em 2011, foram registrados 711 mil casos de acidentes e 2.884 mortes no local de trabalho. Além disso, 14.811 trabalhadores ficaram com alguma sequela ou incapacidade permanente.

Devido a falta de uma política incisiva de saúde e segurança, os cofre públicos também são onerados. Estima-se que só em 2011, o Brasil gastou mais de R$ 70 bilhões com assistência médica, benefícios por incapacidade temporária ou permanente, e pensões por morte de trabalhadores vítimas das más condições de trabalho.



Data para lembrar vítimas surgiu no Canadá



O dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, surgiu no Canadá por iniciativa do movimento sindical e logo se espalhou por diversos países.

A data foi escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, no ano de 1969. A OIT, desde 2003, consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde do trabalhador.  

 

 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.