Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Saúde

Imagem

Sindicato e Força PR participam da 5º Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Paraná neste final de semana

Proposta do Sindicato e da Força foca a implantação de política pública de saúde do trabalhador dentro do Sistema Único de Saúde (SUS)

Diretores do Sindicato e da Força Paraná  participam, neste final de semana, da 5º Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Paraná, que acontece em Curitiba. O evento, que é preparatório, para a conferência nacional, que acontecerá em outubro, em Brasília,  tem por objetivo propor as diretrizes para a implementação da Política Estadual e Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – PNST.

Política de saúde do trabalhador no SUS
A principal proposta da Força que será apresentada na Conferência é a implantação no Sistema Único de Saúde (SUS) de uma política de saúde do trabalhador. Segundo o diretor do Departamento de Saúde do SMC e  secretário de saúde da Força Paraná, Osvaldo Silveira, o SUS não tem nenhum atendimento especial para o trabalhador que se acidenta ou adoece devido o trabalho.

“Hoje, um trabalhador que se acidenta ou adoece no local de trabalho, é tratado pelo SUS como um paciente normal. Não se abre CAT (Comunicado de Acidente de Trabalho), não se notifica as autoridades competentes. Isso acontece porque o SUS não tem médico do trabalho, nem pessoal especializado no assunto. O resultado disso é a falta de estatísticas que possam ajudar a mapear e dar um quadro da situação dos trabalhadores acidentados ou doentes. Sem isso, fica difícil formular políticas públicas de prevenção e segurança para os trabalhadores”, resume Osvaldo.

Para que a proposta possa ganhar força para entrar no PNST, outro objetivo da Força Paraná, dentro da Conferência Estadual, é eleger um bom número de delegados representantes para participar da Conferência Nacional. “Quanto mais gente tivermos para defender nossa proposta em Brasília, mais forte fica o debate acerca da saúde do trabalhador”, afirma Osvaldo.

A 5º Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Paraná será composta por 332 delegados de Sindicatos, do governo, prefeituras, associações médicas, especialistas, movimentos sociais e trabalhadores de todo o Paraná!

Serviço
5º Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Paraná neste final de semana

 Data: 6, 7 e 8 de Junho de 2014
Local: Federação Espírita do Paraná – FEP (Alameda Cabral, 300, Centro – Curitiba)

Programação

06 de junho

- 16h às 19h30 Credenciamento
- 19h00 Atividade Artística e Cultural
- 19h30 Abertura
- 20h às 20h40 Palestra: “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito
de Todos e Todas e Dever do Estado”
- 20h40h Coffee Break e Encerramento

07 de junho

- 08h às 09h Credenciamento dos Delegados
- 09h às 09h30 Credenciamento dos Suplentes
- 08h30 às 12h Mesas Redondas
- 12h às 14h Almoço
- 14h às 18h Grupos de Trabalho

08 de junho
- 09h às 12h Plenária Final
- 12h às 14h Almoço
- 14h às 15h Eleição dos Delegados para a Conferência Nacional
- 15h às 16h Homologação dos Delegados eleitos e Encerramento

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.