Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Força Solidária intensifica ajuda às vítimas das enchentes

- Mais de 24 mil metalúrgicos participaram das arrecadações. Entidade religiosa apoiou campanha estadual
- - - - - - - -
A participação da sociedade com doações em dinheiro, roupas e mantimentos vem sendo o resultado da campanha Força Solidária, com objetivo de ajudar as vítimas das enchentes que ocorreram em centenas de cidades do Paraná em junho. O movimento ocorre em parceria entre Força Sindical, Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) e Associação Evangelizar é Preciso, arrecadando apoio em postos que vão desde fábricas até centros religiosos.

O resultado das chuvas do início do mês foi de destruição de casas e perda de objetos domésticos, consequentes dos vários pontos de alagamento em diversas cidades. No último balanço publicado pela Defesa Civil do Paraná, União da Vitória e Bituruna permaneciam com decreto de estado de calamidade pública, enquanto outros 152 municípios receberam situação de emergência.

Com intuito de tentar amenizar as perdas, a campanha Força Solidária contou com doações em dinheiro feitas por trabalhadores de várias empresas do ramo de metalurgia.  Após assembleias nas fábricas, foi autorizado o desconto de R$ 2 na folha de pagamento. O total da quantia arrecadada será destinado ao movimento de ajuda às vítimas das chuvas, em parceria com o Programa de Voluntariado Paranaense  (Provopar).  Um cheque simbólico no valor de R$ 48.200 será entregue pela Força Sindical nessa entidade, na terça-feira (1/7).

Apenas entre Renault, Volvo, Bosch, Volkswagem, CNH, WHB Fundição e Usinagem, PK Cables, PIC da Audi, Aker Solutions, Faurecia, Furukawa e Trox do Brasil, foram mais de 24 mil adesões de metalúrgicos. Doações de roupas e mantimentos também foram feitas na sede e subsedes do SMC, além de sindicatos filiados no interior.

A Força Solidária segue os moldes da campanha com vítimas das fortes chuvas organizada em 2011, quando moradores do litoral paranaense foram apoiados pela central sindical.  “A iniciativa dos trabalhadores nesse momento difícil mostra a importância da participação de todos na luta para minimizar o sofrimento das comunidades atingidas”, ressaltou o presidente da Força Sindical do Paraná, Sérgio Butka.

Parceira na campanha Força Solidária, a Associação Evangelizar é Preciso priorizou a arrecadação de vestimentas e jogos de cama.  Nos pontos de coleta colocados no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e na sede da entidade religiosa, foram arrecadadas 4.280 peças de roupa, cama, mesa e banho.

De acordo com a coordenadora de ação social da Evangelizar é Preciso, Ana Paula Gonçalves, os materiais arrecadados estão sendo também retirados pela população nos locais de coleta. “Nosso público já esta entre os mais necessitados. Agora com a campanha, aumentou essa taxa, essa procura”, conta. Entre os pontos de divulgação do Força Solidária na entidade cristã, fundada em 2005 pelo padre Reginaldo Manzotti, estão programas de televisão, rádio, internet e missas do meio-dia realizadas no Guadalupe, em Curitiba. “Muitos também ficam sabendo pelo boca-a-boca feito pelo pessoal que já entregou ou retirou essas peças de roupa”, complementa a assistente social, lembrando que a arquidiocese da igreja católica de União da Vitória e também o Provopar  foram procurados para receber ajuda.

Ponto de entrega
Junto da Defesa Civil, o Provopar é um dos principais pontos de entrega de doações para as vítimas das enchentes no Estado. Conforme informou o programa de voluntariado, já foram atendidos 81 municípios paranaenses até o final do mês de junho. As estatísticas atuais apontam doação de 51 mil cobertores, 168 mil peças de roupa, 5.800 fraldas, 15 mil cestas básicas, 13 mil litros de água, 3 mil itens de higiene, 1.500 kits de limpeza, 5.800 litros de leite e 5.600 latas de leite em pó.

“Vários municípios ainda estão alagados. Com isso, permanecemos fazendo bastante atendimento através de prefeituras”, ressaltou a diretora social do Provopar, Silvana Maia Aichinger. Entre os produtos que estão em evidência para ajuda no momento, estão os de higiene e limpeza. “Muita gente está voltando para suas casas e estão precisando limpar as casas”, completou, ressaltando que a entidade também precisa de voluntários para a dobra de roupas. Interessados devem fazer inscrição no site da Defesa Civil do Paraná (http://www.defesacivil.pr.gov.br ).

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.