Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Alerta: Richa e Gleisi afinam para o patronal e colocam Piso Mínimo Regional em risco!

Enquanto os dois se comprometeram com proposta da FIEP, Requião falou na cara da patrãozada que não vai aceitar redução e que no seu governo o piso mínimo estadual vai continuar como o maior do país

Com a campanha eleitoral tomando corpo, começa a ficar claro quem está ao lado dos trabalhadores e quem está ao lado do patronal. Isso ficou bem evidenciado ontem (19), quando os candidatos a governo do Paraná participaram de uma sabatina com o alto empresariado do estado. O evento foi promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP.

 Descaradamente, os candidatos  Beto Richa (PSDB) e Gleisi Hoffman (PT) se comprometeram com a proposta patronal de que seus governos não vão se intrometer na discussão dos reajustes do piso deixando a negociação para ser definida de acordo com a vontade do patronal. A FIEP quer que os reajustes do Piso Regional sejam negociados sem uma fórmula fixa e sem a intervenção do governo. Proposta que, se levada em conta o comportamento típico do patronato paranaense em não valorizar a mão de obra, pode congelar novos reajustes do Piso.

Roberto Requião peita FIEP e rejeita proposta patronal
Já o candidato do PMDB, Roberto Requião, bateu no peito e não se intimidou.  Falou na cara da patrãozada que não vai aceitar redução nenhuma e que no seu governo o Piso vai ser reajustado levando-se em conta a  a inflação do período mais o índice de produtividade estadual. Fórmula que vai garantir a manutenção do Piso Mínimo do Paraná como o maior do país.

“Fico espantado com a proposta da Fiep em reduzir o mínimo regional. Não considero jogar o reajuste do salário regional ao nível nacional, que é nivelado pelo índice de estados como o Piauí”, disse Requião para os empresários. “Não posso trair os trabalhadores. O salário mínimo é uma conquista de um milhão de paranaenses que não têm força para negociar sozinhos. O trabalhador precisa ganhar bem para fazer a roda da economia continuar girando”, concluiu.

Piso Mínimo Regional beneficia 1 milhão de trabalhadores
O Salário Mínimo Regional do Paraná foi instituído em 2005, pelo então governador Roberto Requião (PMDB). É hoje o maior Piso do Brasil com faixas salariais entre R$ 948,20 à R$ 1.095,60. Os benefícios para a economia do Paraná são vários, entre eles:

- Beneficia os trabalhadores que não tem Convenção ou Acordo Coletivo de trabalho;

- Puxa para cima as negociações salariais de várias categorias profissionais;

- Fomenta e gira a roda da economia estadual, já que quanto mais dinheiro para o trabalhador, maior é o consumo e a produtividade;

Clique aqui e confira  matéria da Gazeta do Povo que repercute a sabatina da FIEP.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.