Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Saúde e segurança: SMC dá 48h para WHB apresentar plano de ação

Em reunião realizada nesta terça-feira (21) na sede do Sindicato o SMC deu 48h para a WHB apresentar um plano de ação focado na saúde e segurança dos trabalhadores.
 
Caso não haja retorno o SMC irá à porta de fábrica liderar assembleia para definir encaminhamentos.

A medida tomada deve-se ao quadro caótico que já registrou 31 acidentes de trabalho apenas em setembro deste ano e 61 queixas de doenças ocupacionais relatadas ao Departamento de Saúde do SMC desde 2013 até agora.

Além da apresentação do plano o Sindicato reivindica que as metas saiam do papel e que sejam realmente cumpridas.

O Departamento de Saúde também deixou claro na mesa de negociação que a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) precisa realizar um trabalho efetivo em conjunto com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).

“Precisamos tomar uma atitude urgente para que a situação não piore”, alerta o diretor responsável pela área de saúde do Sindicato, Osvaldo Silveira.

Para isto a CIPA, em vinte dias, vai apresentar um relatório do setor ao Departamento de Saúde, a exemplo do que vem sendo realizado com as principais empresas do setor.

Entre os itens a serem apresentados estão as cópias das atas de reunião.

A WHB está situada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), produz peças para o setor automotivo e ferroviário e emprega cerca de 1800 trabalhadores.

MTE
O SMC também denunciou os problemas de saúde e segurança na WHB ao Ministério do Trabalho e Emprego, órgão com a prerrogativa legal de fiscalização.

Acidentes
Entre os casos graves registrados na WHB está o do trabalhador Jeferson Wanderlei da Rocha que teve o braço e orelha amputados no setor de manutenção.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.