Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Trabalhadores doentes demitidos são reintegrados

Extremamente comuns, as demissões de trabalhadores adoecidos podem ser revertidas. Cabe ao trabalhador buscar junto ao Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) explicações da empresa quando há indícios de demissão injusta.

Dois exemplos de demissões que foram barradas com o apoio do SMC aconteceram em novembro, mas os casos que não são registrados extrapolam esses exemplos. Por esses motivos, a conscientização e a denúncia são as melhores formas de defesa do trabalhador. 

A auxiliar de produção Alzimira Lourenço, que havia sido demitida por desempenhar um papel de liderança na fábrica e desagradava seus supervisores, foi reintegrada à Aerotubi uma semana depois de ter sido dispensada. Padecendo de tendinite e bursite, Alzimira perderia seu plano de saúde, mesmo com uma cirurgia marcada para janeiro. Além disso, havia um agravante na demissão: Alzimira possui estabilidade do vínculo empregatício pois deve se aposentar logo. Depois de ser reintegrada, a funcionária vai receber quinze dias de licença para realizar exames médicos.

O retorno de Alzimira foi alcançado graças ao trabalho coordenado de Nelsão, vice-presidente do SMC, Xixo, diretor do SMC, e do Departamento de Saúde do SMC. “Eu e Nelsão tivemos uma conversa franca com a diretoria da empresa, que aceitou rapidamente nossa reivindicação de retorno da colaboradora”, disse Xixo. 

O outro caso é do operador de máquinas da Maflow Osni Elias Gouveia, que tinha sido demitido na sexta-feira 07/11. Gouveia vinha fazendo exames médicos e teria de ficar afastado por seis meses devido a problemas de coluna.

Após Nelsão escrever uma carta para a Maflow solicitando explicações, a empresa informou desconhecer a enfermidade e aceitou reintegrá-lo.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.