Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Renault: Metalúrgicos intensificam posicionamento sobre feriado de 19 de dezembro

Metalúrgicos da Renault, em São José dos Pinhais, não vão trabalhar no próximo dia 19 de dezembro caso a empresa não aceitar pagar hora extra 100%. Isto porque a data 19 de dezembro é o feriado da emancipação política do Paraná (veja abaixo). Este foi o encaminhamento aprovado agora a tarde pelos cerca de 4 mil trabalhadores do 1º e 2º turnos em assembleia liderada pelo SMC na porta de fábrica. O mesmo será colocado em votação hoje às 22h para os metalúrgicos do 3º turno.

O Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR) já reconheceu no ultimo dia 4 de dezembro que 19 de dezembro é mesmo feriado estadual.

A Renault emprega cerca de 6 mil trabalhadores, produz uma média de 650 carros por dia. Os modelos produzidos são Logan, o Sandero, o Sandero Stepway e Duster.
 
O que é o feriado de 19 de dezembro?
O feriado de 19 de dezembro foi decretado pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo Governo do Estado em 18 de dezembro de 1962, através da lei nº 4658 para comemorar a emancipação politica do Paraná. Isto porque, em 19 de dezembro de 1853, o estado desmembrou-se da Província de São Paulo, transformando-se na mais nova província do Brasil Império.

Volvo
Por determinação da 10ª Vara da Justiça do Trabalho de Curitiba, aVolvo é mais uma empresa que também vai cumprir o que ficou determinado para o feriado de 19 de dezembro. O presidente do SMC, Sérgio Butka comentou a decisão. Clique aqui e confira.

Maflow
Na tarde desta quarta-feira, após a mobilização dos trabalhadores, a direção da Maflow também aceitou acatar com a decisão do MPT-PR. Clique aqui e veja mais detalhes.

Opinião
O advogado trabalhista Iraci Borges fez sua analise sobre o feriado de 19 de dezembro. Clique aqui e veja mais detalhes.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.