Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Metalúrgicos da Bosch fazem protesto hoje contra assédio moral e práticas antissindicais

Além das ameaças, trabalhadores também denunciam os ataques sistemáticos da multinacional contra a liberdade de organização.  Protesto acontece às 14h30

Os metalúrgicos da fábrica da Bosch, situada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), vão realizar um protesto nesta quarta-feira (11) contra o assédio moral  da multinacional alemã. Além das ameaças, os trabalhadores também denunciam os ataques sistemáticos que a empresa tem realizado contra a liberdade de organização dos trabalhadores, direito previsto na Constituição Federal. Dentre os ataques estão advertências e demissões arbitrárias de trabalhadores que buscam melhores condições de trabalho. O protesto acontece às 14h30, em frente à fábrica. Paralisação das atividades pode acontecer. Além disso, os trabalhadores ficarão acampados em frente à fábrica.

Demissão e retaliação

No ultimo dia 6 de março, o metalúrgico Cristiano Pereira  foi um dos demitidos. O motivo: retaliação pela sua atuação em defesa de melhores condições de trabalho. Eleito pelos trabalhadores, em maio do ano passado,   para o posto de delegado sindical, Cristiano começou a cobrar da empresa solução para irregularidades encontradas na fábrica. Dentre essas situações estão trabalhadores sobrecarregados  tendo que operar sozinhos e ao mesmo tempo de três a quatro máquinas,  tendo que carregar pesadas peças na mão sem a ajuda ou equipamentos necessários e pressão e ritmo intenso de trabalho, o que coloca em risco a saúde do trabalhador.   Além de demissões, outros trabalhadores, incluindo representantes de Cipa tem recebido, como represália e tentativa de intimidação diversas advertências ou “ganchos” da empresa.

Trabalhadores organizam Blog de denúncias
Para mostrar ao mundo as situações de  assédio que sofrem no dia a dia da fábrica, os metalúrgicos da Bosch criaram um blog de denuncias onde cada trabalhador vítima de assédio moral ou perseguição vai poder deixar anonimamente seu relato. O endereço do blog é www.assediomoralnabosch.com.br. O objetivo do blog é coletar depoimentos e enviá-los para toda a grande imprensa, no Brasil e na Europa, para a sede da Bosch na Alemanha e para a Justiça e o Ministério Público do Trabalho, visando exigir providências e soluções para os casos.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.