Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Assédio moral na Bosch Curitiba: Confira mais denúncias de trabalhadores

Continuam a chegar no blog www.assediomoralnabosch.com.br mais denúncias de trabalhadores sobre o assédio que sofrem dentro da fábrica da Bosch, em Curitiba. Uma vergonha.

Todas as denúncias estão sendo encaminhadas para a Justiça do Trabalho e para as organizações internacionais de direitos humanos.

Se você, trabalhador e trabalhadora, sofreu o presenciou casos de assédio moral na Bosch, não fique calado, denuncie! Sua identidade será preservada.

Confira aqui dois relatos do assédio na Bosch (os relatos estão sendo publicados da forma que chegam):

“Boa Tarde, venho aqui relatar um pouco da minha historia na Bosch, trabalho na Bosch Curitiba a 16 anos, a 5 anos consegui virar lider de produçao, porem sempre fui filiado ao sindicato e sempre respeitei o sindicato, acredito que a Bosch é uma das melhores empresas para se trabalhar em curitiba. Porem de alguns anos pra dez do que o Sr DULIO Damaso e o Sr Alfredo Barbalho assumiram a parte de negociaçao com o Sindicato a vida interna na Bosch virou um inferno, perdemos a liberdade de expor nossas ideias e manifestar aquilo que pensamos, somos obrigado a pressionar o trabalhador para aceitar a imposiçoes da empresa e sempre enfrentar o Sindicato em porta de fabrica.

Graças a Deus sempre tive um bom relacionamento bom com os Diretores internos dentro da fabrica e sempre respeitei o sindicato em porta de fabrica, claro nao concordo com tudo que o sindicato faz em porta de fabrica, conheci muito pouco o Cristiano pereira entao nao posso comentar sobre isto, mas conheço o trabalho de um delegado de fabrica que tem mais ou menos a idade dele e o mesmo jeito combativel internamente, ja vi a empresa por muitas vezes persegui este dirigente por saber do trabalho que ele faz internamente, pois o rh da Bosch ja fez varias reunioes falando que temos que aplicar adivertencia e gancho no delegado de fabrica, entao a minha opiniao e que vcs cheguem com estas denuncias ate a Bosch da Alemanha pois ja estive la e a conduta e totalmente diferente a respeito do sindicato, é uma pura vergonha oque a Bosch faz a respeito com a relaçoes sindicais pois nao tem respeito nenhum. Trabalho no primeiro turno da Bosch, pretendo ficar mais este ano na Bosch, pois ano que vem tem negociaçao e nao aguento mais e pressão interna de negociaçao, agradeço a empresa por 16 anos de casa, construi minha familia trabalhando na Bosch mas hoje tenho vergonha em trabalhar em uma empresa que simplesmente prega o Nazismo interno….”
Operador

“Venho atraves desta mensagem prestar minha soliedariedade a todos os companheiros bocheanos, há 2 anos fui demitido da mesma maneira que alguns companheiros sem nenhuma explicaçao ou critério, sabe porquê??porque dentro da empresa hoje existem um monte de sem vergonha vestidos com uma camisa preta que acham que sao melhores que os outros, no entanto tenho pena desses fantoches que se um dia forem demitidos passam fome por nao saberem fazer nada!!! na bomba so ficam os paga-pau lideres que nao sabem bosta nenhuma e ajustadores que sao parentes de lideres ,olha gente continuem a luta e se for preciso metam o pau nesses urubus, sangue suga” ex-ajustador

Protesto de trabalhador em frente à Bosch já dura 12 dias

O protesto do trabalhador Cristiano Pereira, acampado em frente à fábrica da Bosch,  completa 12 dias nesta segunda (23).  O delegado sindical foi demitido de forma ilegal como retaliação após ter cobrado da empresa melhores condições de trabalho e ter denunciado as práticas de assédio moral.

Segundo Cristiano, os metalúrgicos estão a sobrecarga de trabalho, com trabalhadores tendo que operar até 4 máquinas sozinhos, sofrem ameaças de demissão, perseguição. Além disso, a empresa esta tentando contra  liberdade de organização, com a chefia exercendo pressão sobre os trabalhadores para que não participem das assembleias do Sindicato , além de estar dando  advertências a cipeiros.

SMC denuncia Bosch no exterior
O Sindicato já está em contato com as organização internacionais de direitos humanos e trabalhistas para denunciar as práticas da Bosch contra liberdade de organização dos trabalhadores. Também está sendo organizado um novo dossiê contendo o macabro histórico da Bosch sobre as práticas de assédio moral e antissidincais que a fábrica de Curitiba tem acumulado aos longo dos anos

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.