Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Promotor de Justiça enaltece projeto da Força Sindical do Paraná que visa melhorar a saúde pública

Projeto Auditoria Cívica na Saúde, realizado em São José dos Pinhais, qualifica cidadãos voluntários para fiscalizar a qualidade dos serviços nas Unidades Básicas de Saúde e cobrar melhorias das autoridades responsáveis.

 Em entrevista à equipe de reportagem da Força Sindical do Paraná o Promotor de Justiça de São José dos Pinhais, Willian Lira de Souza, enalteceu a importância e o trabalho da Central no projeto Auditoria Cívica na Saúde em São José dos Pinhais. A iniciativa qualifica cidadãos voluntários para fiscalizar a qualidade dos serviços nas Unidades Básicas de Saúde e cobrar melhorias das autoridades responsáveis.

A Auditoria foi realizada em 30 e 31 de outubro de 2014, onde mais de 70 voluntários foram qualificados e visitaram as UBS ( Unidade Básica de Saúde) de São José dos Pinhais para avaliar a qualidade dos serviços. Um Relatório com todos os pontos observados foi elaborado, protocolado e entregue às autoridades responsáveis da cidade.

Agora, no dia 9 de abril de 2015, os auditores retornam às UBS para avaliar os encaminhamentos prestados pela Prefeitura em relação aos apontamentos realizados em 2014.

FSP- Promotor, como você vê essa iniciativa da Força Paraná?
WL - É uma excelente iniciativa para a área da Saúde. Ela engaja a população, cria um vínculo com as Unidades de Saúde e uma pressão popular para o gestor dar atenção para as UBS. O projeto como um trabalho de sociedade civil organizada mais o apoio da Força Sindical que fez a organização estrutural, patrocínio, a vinda de representantes do IFC (Instituto de Fiscalização e Controle) que vieram de Brasília e o suporte técnico, foi espetacular!

FSP – Você recomendaria a execução desse projeto em outros municípios?
WL- Eu recomendo mesmo porque ajuda muito no nosso trabalho do dia-a-dia e também em termos de criar uma própria cultura na comunidade em zelar pela Unidade de Saúde.  Vejo a possibilidade de ser estendido para todos os municípios se houver estrutura para tanto e pessoal disponível.

FSP – Qual a melhor maneira de se realizar esse projeto?
WL- Da mesma maneira como foi realizado em São José dos Pinhais: bem organizado. Foi feito um trabalho prévio com o Conselho Municipal de Saúde e foi divulgado inclusive para a própria Secretaria Municipal de Saúde e assim, a Secretaria viu a importância da questão. Foi um trabalho leal e esclarecido em ambos os lados, os auditores conseguiram verificar nas unidades tudo o que precisavam. Foram auditadas 28 unidades + uma UPA e não tivemos nenhum tipo conflito porque foi um processo feito de uma maneira bem amadurecida. Excelente!

FSP- Qual a expectativa para a próxima etapa da Auditoria Cívica na Saúde?
WL - Estamos chegando ao prazo dado para solução dos apontamentos feitos na auditoria. Espero a participação dos auditores para esse retorno com o trabalho in loco e considerações finais. As coisas tem que ser resolvidas porque a população exige que se resolva. Essa é a visão que tem que ser focada para outros municípios: damos apoio técnico e conhecimento, mas temos que estimular que as pessoas consigam fazer as coisas por elas mesmas, para assim ganharem autoridade perante o poder público.

Conheça o projeto aqui

Confira o Relatório Final entrega à Prefeitura do município: Relatório Final


Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.