Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

49 dias: trabalhador da Bosch Curitiba continua acampado em frente à fabrica em protesto contra assédio moral

Demitido por ter exigido melhores condições de trabalho, metalúrgico resiste para denunciar desmandos da Bosch

O protesto do trabalhador Cristiano Pereira  contra as demissões arbitrárias e o assédio moral da Bosch Curitiba completa hoje 49 dias. Ele está acampado em frente à fabrica desde o dia  10 de março. Cristiano, que também é delegado de fábrica, foi demitido após ter reivindicado melhores condições de trabalho da empresa. Ele reivindicou solução para a situação de trabalhadores que estavam sobrecarregados tendo que operar de três a quatro máquinas sozinhos. Além disso, a empresa também estaria intensificando as práticas antissindicais, dando advertências para cipeiros e dirigentes sindicais  na tentativa de intimidar os trabalhadores.

O Sindicato já denunciou a situação ao Ministério Público à várias organizações nacionais e internacionais de direitos humanos e de defesa dos trabalhadores.

Dificuldades e revolta
Segundo Cristiano,  o sentimento com toda essa situação é de injustiça. Para o trabalhador, o fato de apontar as falhas dentro da fábrica não tem o objetivo de denegrir a empresa e sim de cooperar com a organização de um local de trabalho seguro. “Fui eleito pelo trabalhadores para lutar por eles, representar eles acerca de suas reivindicações e de suas necessidades. Se tem alguma coisa errada, minha obrigação é mostrar isso para a direção da empresa, para que se busque uma solução. Infelizmente estou pagando o preço apenas por estar cumprindo com minha obrigação”, diz Cristiano.

O trabalhador, que é casado e tem dois filhos, relata as dificuldades que começam a aparecer. “Com toda essa situação, minha família também sofre. As contas apertam no fim do mês”, diz Cristiano. Alguns trabalhadores chegaram a  organizar uma coleta  para ajudar . Além disso, muita gente  que passa pelo acampamento é solidária  com  luta do metalúrgico trazendo alimentos e oferecendo apoio e palavra amiga.

Trabalhadores americanos organizam abaixo-assinado
A luta contra o assédio moral e as demissões ilegais ganha contornos internacionais a cada dia. Além das denúncias feitas pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande  Curitiba às organizações trabalhistas  do exterior, trabalhadores americanos das fábricas da Bosch, localizadas no estado de Michigan, nos EUA, estão recolhendo assinaturas para pedir a reintegração de Cristiano e o fim do assédio moral na fábrica de Curitiba.  O abaixo-assinado é organizado pela United Automobile Workers (UAW).

Sindicato lançou dossiê contendo  histórico de assédio moral da Bosch
No último dia 07 de abril o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) lançou  o Dossiê “Bosch Curitiba – Uma história de desrespeito aos direitos humanos e à liberdade de organização sindical”. Elaborado pelo Departamento de Marketing e Imprensa do SMC a partir dos arquivos do Sindicato, o documento  apresenta e denuncia o histórico de assédio moral,  de perseguições e  ameaças, de advertências e demissões ilegais, além de outros mecanismos contrários a dignidade humana e ao Estado de Direito, que a fábrica da Bosch – unidade Curitiba – tem utilizado  ao longo de mais de 25 anos para atacar as organizações sindicais visando acabar com as lutas dos trabalhadores por melhores salários e condições de trabalho. Para conferir o Dossiê, clique aqui.

Apoio de entidades sindicais
Várias entidades sindicais de outras categorias estiveram no acampamento para demonstrar seu apoio à luta: Aposentados (Sindinap), cobradores e motoristas (Sindimoc), os trabalhadores dos têxteis (Sinditêxteis),  de bebidas (Sindibebidas), gráficos e alimentação,  entre outras.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.