Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Força Sindical do Paraná entrega assinaturas de projeto de reforma política ao Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE)

Campanha da Força PR arrecadou mais de 34 mil assinaturas em todo o estado para projeto o de iniciativa popular Eleições Limpas, que estipula mecanismos de combate à corrupção eleitoral

A Força Sindical do Paraná entregou ao juiz eleitoral Márlon Reis, diretor do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), as assinaturas  de apoio ao projeto de iniciativa popular Eleições Limpas, que estipula mecanismos de combate à corrupção eleitoral. A entrega das 34.783 assinaturas, arrecadadas em todo o estado através de campanha liderada pela Força PR, foi realizada nesta manhã (25), na sede do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba.

O juiz Márlon Reis, que  é um dos criadores da Lei da Ficha Limpa, estará percorrendo  o Paraná durante essa semana, para uma série de palestras sobre o projeto. Ele agradeceu o apoio da Força Paraná ao Eleições Limpas. “Recebo essas assinaturas parabenizando a Força Paraná pelo apoio ao projeto. São trinta e quatro mil assinaturas que vão nos ajudar a somar na luta pela aprovação do projeto. Além disso, essas assinaturas significam que mais gente está debatendo o projeto e a necessidade dele”, afirmou o juiz.

Reforma política proposta pelo Eleições Limpas
O projeto Eleições Limpas, criado pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), conta com o apoio de diversas entidades da sociedade civil organizada, como a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e Força Sindical do Paraná. A reforma política proposta pelo Eleições Limpas é baseada em três eixos de atuação:

O primeiro é o financiamento público de campanha. As empresas ficariam proibidas de ajudar financeiramente nas eleições. No sistema atual, a corrupção é favorecida pelo fato dos candidatos ficarem atrelados às grandes empresas que financiam suas campanhas.

O segundo eixo é a votação em dois turnos para as eleições proporcionais (vereadores, deputados e senadores). Nesse sistema, no primeiro turno o cidadão vota somente no partido, para definir quantas cadeiras cada sigla terá direito. No segundo turno, ocorre o votos nos candidatos. Se o partido “a” conquistou duas cadeiras, poderá indicar quatro concorrentes à disputa. Se garantiu quatro vagas, serão oito indicados. E assim por diante. Outra mudança é que cada partido escolherá seus candidatos por meio de eleições primárias internas, em que os filiados votam. O objetivo é elevar a discussão das propostas, fortalecendo o voto em ideias e não em pessoas. Com menos candidatos na disputa, fica mais fácil para o eleitor pesquisar o histórico e avaliar as propostas daquele em quem pretende votar.

O terceiro é mais liberdade de expressão na internet. A ideia é permitir que os candidatos possam discutir suas propostas na web, antes mesmo do período eleitoral, de forma gratuita, em redes sociais e blogs. Isso permite que de uma forma barata, o candidato possa ir ganhando seu eleitorado, discutindo suas propostas de forma democrática.

1,5 milhão de assinaturas são necessárias
O objetivo do MCCE é arrecadar 1,5 milhões de assinaturas para forçar o Congresso Nacional a apreciar e votar o projeto.  Até agora, mais de 600 mil pessoas assinaram o documento. abaixo assinado pode ser preenchido também na internet, no site www.eleicoeslimpas.org.br.

Campanha da Força Paraná percorreu todo o estado pelo Eleições Limpas
A campanha da Força Sindical do Paraná pelo Eleições Limpas começou em novembro de 2013, quando a Central realizou seminários e audiências públicas em várias cidades do estado  visando divulgar o projeto. Há partir daí, começou-se a arrecadação de assinaturas  com a participação dos Sindicatos filiados, associações de moradores e outras instituições parceiras da Força. Para reforçar ainda mais a campanha, a Força fez do Eleições Limpas o tema principal do 1º de Maio Solidário de 2014, que foi realizado simultaneamente em 18 cidades do Paraná.

“Ao fazer a entrega dessas assinaturas ao MCCE, concluímos mais uma etapa da campanha pelo Eleições Limpas. A iniciativa continua, ainda mais agora que a sociedade brasileira tem aumentado a pressão por mais transparência na política. Pedimos que quem ainda não assinou e quer ajudar, que nos procure. Agora é hora de nos unirmos para fazer as mudanças que o país precisa”, diz o presidente da Força Paraná, Sérgio Butka.

     As cidades que recolheram assinaturas foram Antonina, Araucária, Assai, Campo Largo, Guaraqueçaba, Colombo, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Irati, Lapa, Londrina, Matinhos, Morretes, Paranaguá, Ponta Grossa, Pato Branco, Pontal do Paraná, Rio Azul, São José dos Pinhais.

Veja mais fotos da campanha da Força Paraná pelos Eleições Limpas no Facebook do Sindicato: www.facebook.com.br/metalurgicosdecuritiba


Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.