Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Retomada do crescimento será rápida, diz Associação dos Fabricantes de Veículos

Presidente da associação  mostra que previsões para o setor são otimistas e que é esse que clima deve dominar o mercado

A economia brasileira deverá iniciar sua recuperação no segundo semestre do ano que vem, com crescimento mais alto e sustentável, afirmou nesta segunda-feira, 31, o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan. A declaração foi dada em discurso durante a primeira edição do Encontro Estratégico de Lideranças do Setor Automotivo, em São Paulo.

Para isso, Moan defende o retorno da confiança do setor produtivo. "Essa crise de pessimismo é um crime contra o Brasil", disse. "Se pegarmos as previsões do boletim Focus, teremos uma queda do PIB de 2,0% em 2015 e um recuo de 0,25% em 2016. Isso já é uma retomada da curva de crescimento. É com esse cenário que precisamos trabalhar. Não podemos deixar que esse clima de mal estar se desenvolva", acrescentou.

Em relação ao setor automotivo, Moan aposta que a chave da recuperação a longo prazo está na taxa de motorização do Brasil, que, segundo ele, é uma das mais baixas do mundo, de 4,5 habitantes por veículo. "A da Europa ocidental é de 2 habitantes por veículo, a dos Estados Unidos é de 1,5. Portanto, nós temos, a longo prazo, um enorme potencial de crescimento do mercado", sustentou.

Para alcançar esse mercado em potencial, o presidente da Anfavea disse que o caminho são as cidades do interior. "As pessoas me perguntam onde vou colocar tanto carro. Mas veja só. A cidade de São Paulo, com seus 10 milhões de habitantes, já tem uma taxa de 2 habitantes por veículo, mas as cidades do interior, não. Nos últimos 10 anos, São Paulo teve um crescimento de 6% da sua frota, mas a média do Brasil é de 56% e a média das cidades com até 5 mil habitantes é de 142%", afirmou.

De olho no curto prazo, Moan declarou que a Anfavea tem preparado um conjunto de medidas para apresentar ao governo. "São medidas que não vão afetar o ajuste fiscal, porque sabemos que o ajuste fiscal é necessário", disse, sem detalhar o teor dessas ações.

Fonte: Isto É – 31/08/2015
 
 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.